Prefeitura realiza mais de 40 atendimentos a famílias nas primeiras horas de mutirão na Nazaré
A Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta quinta-feira, 14, um mutirão para resolver pendências de moradores da Vila Nazaré que ainda moram no local. As famílias precisarão ser realocadas para que o município entregue a área à Fraport em função das obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. O objetivo da administração é que as transferências ocorram até o final de fevereiro. O assunto foi tratado em uma reunião com a Fraport na terça-feira, 12.
Até o início da tarde, 40 atendimentos já haviam sido feitos nas duas salas montadas em um contêiner localizado na entrada da vila. Uma ficha cadastral é feita para cada caso que chega. As situações variam, desde alteração do núcleo familiar (uma nova família que se formou na mesma casa, por exemplo) até pessoas que ainda não possuíam o Número de Inscrição Social (NIS), documento imprescindível para a participação nos programas habitacionais. Neste último caso, o cadastramento é feito no local.
O objetivo é dar encaminhamento para as situações das 71 famílias que hoje ainda moram na área do sítio aeroportuário e que têm pendências nos seus processos junto ao Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e à Caixa Econômica Federal. Outras 41, que estão na mesma área, já terão condições de realizar a mudança para o Loteamento Irmãos Maristas nas próximas semanas.
O mutirão é formado por servidores do Demhab e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O trabalho burocrático começou ainda na quarta-feira, 13, e, em campo, na manhã desta quinta. Parte da equipe está realizando atendimentos a moradores da Vila Nazaré no contêiner, enquanto outra se concentra na checagem dos levantamentos sobre as edificações que ainda estão em pé e as famílias que permanecem no local.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, acompanhou parte dos atendimentos nesta manhã. Segundo ele, é preciso centrar esforços principalmente para resolver as pendências já identificadas e também para verificar se as informações de cadastro ainda se confirmam em campo.
“Conversei diretamente com os moradores da Nazaré que aguardavam atendimento. São situações bastante sensíveis e que terão o devido tratamento. Nosso compromisso é econômico, porque precisamos entregar a área à Fraport, mas também social. Essas famílias precisam se sentir bem e seguras na nova moradia”, comentou Machado.
O mutirão se estenderá até o final da tarde desta quinta-feira, quando será feito um balanço. Caso seja necessário, as ações serão realizadas também nesta sexta, 15. Além disso, a direção do Demhab também determinou a concentração de pessoal internamente no departamento para a solução das pendências da Vila Nazaré.
Visita ao Irmãos Maristas - Antes de ir até à Vila Nazaré, o secretário André Machado visitou o Loteamento Irmãos Maristas, local onde a maioria das famílias da Nazaré será realocado. No local, ouviu reivindicações de lideranças e moradores sobre a infraestrutura do loteamento, principalmente quanto à creche, posto de saúde, transporte público, Correios e saneamento.
Na área do transporte, Machado informou aos moradores que já está tratando com o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, para que a linha alimentadora A62 - Wenceslau Fontoura, chamada na região de Lalau, possa entrar no Irmãos Maristas, com pelo menos duas paradas. Quanto ao posto de saúde, a construção ficará a cargo da Fraport e também há a expectativa para o início da construção ainda em fevereiro.
O secretário visitou casas e apartamentos do loteamento, acompanhado também pelo vereador Giovane Byl (PTB) e pela equipe da Direcional, empresa responsável pela construção do empreendimento. Cada casa possui 37,35m² e os apartamentos, 40,7m². Todos têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Novas transferências para o Irmãos Maristas já estão agendadas para os dias 19 de janeiro e 10 de fevereiro.
“O loteamento tem uma estrutura excelente, mas obviamente precisa de incrementos para melhorar a qualidade de vida das mais de mil famílias que viverão nele. Reivindicações que envolvem saúde, transporte, segurança e assistência social são legítimas e serão tratadas por nós com todas as secretarias e órgãos competentes”, frisou o secretário André Machado.
Durante a visita, ele ainda pontuou aos moradores a diretriz da gestão Sebastião Melo e Ricardo Gomes de buscar o diálogo com a população, identificando as demandas e carências e encaminhando as soluções de maneira ágil.
Elisandra Borba