Prefeitura divulga sugestões de moradores para a João Alfredo

01/04/2019 19:25
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
População contribuiu para o projeto opinando em painéis distribuídos na rua

Após o evento chamado Pátio Cultural, na rua João Alfredo, bairro Cidade Baixa, no qual a prefeitura apresentou, no último sábado, 30, o conceito de Ruas Completas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) contabiliza 143 entrevistas com moradores da região, que deram suas opiniões sobre o projeto, além dos três painéis com sugestões, que estavam distribuídos pela via.

Entre as sugestões apresentadas estão a criação de reserva de espaços para vagas para carga e descarga, a instalação de mais câmeras de vigilância e controle da velocidade no trecho.

Quanto as respostas dos painéis interativos, 91% do participantes querem mais travessias de pedestres no local; 96,6% diz que as calçadas não são boas para caminhar; 100% acreditam que o comércio deve ser mais diversificado; 91% acham que os veículos devem trafegar em menor velocidade no local; 100% acham que a rua deve ter um tratamento paisagístico; e 95% pedem que as bicicletas sejam priorizadas no trecho.

O item que mais dividiu as opiniões foi a instalação de parklets na rua, que teve 60% das opiniões a favor e 40% contra.

Uma parcela dos moradores teme que ao alterar o uso do espaço público, as noites passem a ser ainda mais movimentadas. No entanto, com a qualificação, a rua passa a ter uma nova vocação diurna, com cafés, comércio e livrarias, e torna-se mais harmoniosa dentro do conceito de Rua Completa, com mais segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de todos os modos de transporte, com possível reflexo no uso noturno da via.

“Foi um evento positivo em que ouvimos a população para saber o que eles querem para a João Alfredo. Os resultados serão agora enviados aos técnicos para aplicação prática no projeto", explica o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.

O objetivo da ação é trazer mais harmonia entre os frequentadores, promover a ocupação do espaço público durante o dia e ampliar a segurança no trânsito. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e da EPTC.

Gustavo Roth

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes