Prefeitura firma acordo inédito para adoção de pontes e passarela

14/12/2020 18:10
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Adoção prevê pinturas, limpeza e manutenção de calçadas, ralos e bocas de lobo

A Prefeitura de Porto Alegre e o Grupo Imobi firmaram, nesta segunda-feira, 14, um acordo inédito para adoção de dez obras de arte especiais da cidade. Serão nove pontes de cruzamentos na avenida Ipiranga com as ruas José Albano Volkmer, Frei Germano, avenida Cristiano Fischer e rua Silva Só (2), avenidas Praia de Belas, Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva (2), mais a passarela da avenida Goethe com o Parcão. O objetivo é tornar essas estruturas de concreto em ambientes mais agradáveis, sustentáveis e bonitos. 

“É a primeira vez que temos em Porto Alegre a adoção de viadutos e pontes, graças ao decreto aprovado que permite que essa contribuição seja dada por empresas ou pessoas físicas. É um projeto que vamos deixar de legado: uma cidade mais alegre, mais iluminada e mais colorida”, ressalta o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

A adoção dos espaços prevê pinturas, limpeza, reforma e manutenção de calçadas, ralos e bocas de lobo. O trabalho de pintura das pontes será feito pelo artista visual e grafiteiro Soul Chamb, que há mais de 20 anos faz esse tipo de trabalho nas ruas.  A empresa irá instalar também totens com nomes e históricos das pontes, assim como poderá utilizar os espaços de forma institucional.

"Essa iniciativa histórica fomenta a participação da iniciativa privada na manutenção e no embelezamento de obras de artes especiais, que são esses equipamentos públicos impactantes visualmente. Isso nos alegra, pois nunca tivemos esse tipo de adoção na Capital, e o Grupo Imobi, concessionário da instalação das novas placas de rua da Capital, é novamente nosso parceiro adotando as pontes e a passarela. Esperemos que outras pessoas físicas, jurídicas ou instituições participem das melhorias da cidade", diz o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

Para Daniel Costa, sócio-diretor da Imobi, “vai ser impactante mostrar às pessoas a história dessas pontes e deixá-las mais bonitas. Inspiramo-nos em Madri e no Uruguai, com seus desenhos coloridos. Vamos começar com as obras, sem intervir na parte estrutural, para depois começarmos a pintura na parte externa, que devem estar prontas até o Natal”.   

O contrato, que tem prazo de quatro anos e pode ser prorrogado por mais 12 meses até o limite de cinco anos, é fruto do edital de chamamento público lançado pelo Executivo em outubro. Possibilita a adoção de 107 viadutos, trincheiras, pontes e outras obras de arte do município, por pessoas físicas ou jurídicas, de forma individual ou coletiva. O instrumento já foi utilizado para parques e praças e foi ampliado para as obras de arte especiais. Esta é a primeira proposta homologada através do edital.

  

 

Jaques Machado e Luciana Mismas

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes