Porto Alegre ter√° antenas em placas de rua para transmitir sinal 5G

23/12/2020 16:23
Anselmo Cunha/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Capital será pioneira, no país, na difusão do sinal da quinta geração da internet

A partir dessa quarta-feira, 23, Porto Alegre est√° habilitada a receber antenas de sinal 5G nas placas de rua. A cidade ser√° pioneira, no pa√≠s, na difus√£o do sinal da quinta gera√ß√£o da internet. Um termo aditivo de contrato foi assinado nesta tarde entre a prefeitura e o Grupo Imobi para explora√ß√£o de receita alternativa ao contrato de concess√£o dos topon√≠micos, mediante a instala√ß√£o de esta√ß√Ķes transmissoras de radiocomunica√ß√£o (ETRs) de pequeno porte ou small cells, como s√£o chamadas. Com a autoriza√ß√£o, as empresas de telefonia j√° podem contar com os conjuntos do mobili√°rio urbano para instala√ß√£o da nova tecnologia e tamb√©m expans√£o do sinal 4G. De toda renda gerada para utiliza√ß√£o do espa√ßo para a instala√ß√£o dessas antenas, 15% entrar√£o para os cofres do munic√≠pio.

‚ÄúEsse √© mais um legado para Porto Alegre em que avan√ßamos em servi√ßo para a popula√ß√£o com investimento 100% privado, mas tamb√©m em gera√ß√£o de renda para a cidade, atrav√©s das parcerias p√ļblico-privadas‚ÄĚ - prefeito Nelson Marchezan J√ļnior.

No total, Porto Alegre ter√° dispon√≠vel para as empresas de telefonia 42 mil pontos em que as antenas poder√£o ser instaladas. ‚Äú√Č uma satisfa√ß√£o fazer parte desta transforma√ß√£o que ocorrer√° na cidade, principalmente porque nosso mobili√°rio urbano, no caso as placas de rua, al√©m de ter¬† sido um projeto in√©dito, agora √© parte importante nesta transforma√ß√£o tecnol√≥gica ao estar habilitado para receber as antenas transmissoras . Pode-se dizer que Porto Alegre √© a primeira cidade 100% preparada para a tecnologia 5G‚ÄĚ, conclui Marcelo Gazen, secret√°rio de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

‚ÄúDesde 2018, com os avan√ßos permitidos pela nova legisla√ß√£o municipal sobre ETRs, temos preparado a nossa cidade para receber a tecnologia 5G. A instala√ß√£o de antenas tamb√©m nas placas de ruas √© mais um passo para que se possa qualificar a estrutura e melhorar o sinal que chega para a popula√ß√£o‚ÄĚ, avalia o secret√°rio do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm. ‚ÄúEstamos otimistas que, com essa autoriza√ß√£o, as empresas de telefonia nos buscar√£o rapidamente e devemos ter,¬† j√° no in√≠cio do pr√≥ximo ano, a instala√ß√£o das primeiras antenas nas placas de rua de Porto Alegre‚ÄĚ, comemora Daniel Costa, s√≥cio-diretor do Grupo Imobi.

Vencedor do edital de concessão dos toponímicos de Porto Alegre, o Grupo Imobi se tornou responsável pela instalação e manutenção do mobiliário pelos próximos 20 anos. Até o momento, já são mais de 2.600 conjuntos de placas instalados pela empresa.

5G em Porto Alegre -¬† Com a cria√ß√£o da chamada Lei das Antenas (N¬ļ 838/2018), a Capital ga√ļcha se transformou em uma refer√™ncia nacional no licenciamento de ETRs, abrindo caminho para a tecnologia 5G. A partir da ado√ß√£o do modelo de autolicenciamento, foi poss√≠vel reduzir o prazo de tramita√ß√£o de dois anos para apenas um dia, acabando com a demanda represada e permitindo a expans√£o da estrutura de antenas. N√£o por acaso, Porto Alegre conquistou em 2019 e em 2020, entre todas das capitais brasileiras, o primeiro lugar no ranking Cidades Amigas da Internet, da Associa√ß√£o Brasileira de Telecomunica√ß√Ķes.

Jaques Machado

Gilmar Martins