Avenida Sertório receberá qualificação nas calçadas e nova sinalização viária

02/05/2023 08:40
Gustavo Roth/EPTC/PMPA)
Trânsito e Circulação
Obra não causará bloqueio total do passeio nem desvios no trânsito

A partir desta terça-feira, 2, começa o processo de qualificação das calçadas na avenida Sertório entre as ruas Sérgio Jungblut Dieterich e Avaré. A obra é uma contrapartida de um empreendimento para melhorar a mobilidade da cidade. Serão implantadas novas rampas de acessibilidade, piso tátil em todo eixo e nova sinalização viária com faixas de segurança por trecho. O processo de revitalização não irá gerar bloqueio total no passeio nem bloqueios no trânsito. 

“O objetivo principal é melhorar a mobilidade ativa na região e proporcionar uma melhor condição de circulação e convivência dos diversos tipos de transporte e espaços de convívio público”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior. 

Essa intervenção faz parte do conjunto de melhorias que foram feitas nos últimos anos na região. Já foram entregues a ampliação e revitalização do corredor de ônibus central, repintura de travessias de pedestres, recuperação de calçadas, drenagem e iluminação.

A avenida Sertório é uma importante via arterial com 9 km de extensão, que recebe em torno de 25 mil veículos diariamente, conta com corredores de ônibus onde operam nove linhas, totalizando 25 mil passageiros por dia, com empresas e comércios de diversos portes, além de shopping center e supermercados, instituições de ensino e saúde. Por ser uma via de grande movimentação diária, garantir a qualificação viária é fundamental. 

Segurança viária - Para auxiliar na redução da acidentalidade, a prefeitura lançou, em 2022, o Plano de Segurança Viária Sustentável. Ele estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com estabelecimento de metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

 

Jaqueline Moura

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes