Central de Transporte Enchente é premiada pela Famurs
A Prefeitura de Porto Alegre participou, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), do 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A premiação ocorreu nesta quarta-feira, 30, em Nova Petrópolis, durante a programação do 3º Smart Cities Park, encontro de inovação para líderes da gestão municipal.
O projeto da Central de Transporte Enchente foi premiado na categoria Mobilidade Urbana e Trânsito. A estrutura logística da prefeitura, montada pela SMMU e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com auxílio diversos parceiros privados, trabalhou durante a crise climática para atender demandas de ajuda humanitária, como o translado gratuito de cidadãos resgatados aos abrigos cadastrados e atendimentos médicos, além de entregas de mantimentos, alimentação, água, entre outras solicitações emergenciais.
“Com a Central de Transporte Enchente, por mais de 60 dias, conseguimos dar agilidade nos deslocamentos e garantir o atendimento aos desabrigados, que perderam suas casas e precisavam de atenção, conforto e acolhimento. A iniciativa evidenciou a capacidade de mobilização e resposta rápida das autoridades e comunidades frente ao severo desafio climático que enfrentamos”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A operação também foi responsável pelo abastecimento dos três depósitos da prefeitura: Central Logística de Distribuição no Porto Seco, ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e Depósito da Defesa Civil Municipal.
O prêmio da Famurs tem objetivo de reconhecer e estimular políticas públicas inovadoras e bem sucedidas nos municípios gaúchos.
Lissandra Mendonça