Centro de controle monitora frota de √īnibus da Capital

Gustavo Roth/ EPTC/ PMPA
Transporte e Circulação
Qualificação integra o Programa Mais Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) est√£o com um sistema mais moderno para o monitoramento do transporte coletivo. O Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt) come√ßou a operar em fevereiro e possibilita uma an√°lise mais precisa dos¬†dados e o monitoramento da frota de √īnibus municipal em tempo real, com acesso √°gil a informa√ß√Ķes importantes para a tomada de decis√Ķes estrat√©gicas.

A avalia√ß√£o di√°ria √© feita por meio de novas tecnologias, como a ferramentas de BI (business intelligence), a Intelig√™ncia de Neg√≥cios e Sistemas de Transporte Inteligente (ITS).¬†A qualifica√ß√£o faz parte das a√ß√Ķes do programa¬†Mais Transporte, com o objetivo de melhorar o servi√ßo de transporte p√ļblico prestado aos usu√°rios do Sistema Municipal de Transporte P√ļblico e de Circula√ß√£o (SMTPC) do Munic√≠pio de Porto Alegre.

‚ÄúO novo centro de controle operacional tem o objetivo de melhorar a opera√ß√£o do transporte por √īnibus ao planejar, de maneira mais eficiente, as rotas e a oferta de viagens e¬†controlar o cumprimento das tabelas hor√°rias¬†para reduzir o tempo de espera dos passageiros‚ÄĚ, destaca o secret√°rio de Mobilidade Urbana, Ad√£o de Castro J√ļnior.

O CCOt atua com equipe especializada e disp√Ķe de uma sala com video wall, tecnologia que utiliza uma rede de telas digitais gerenciadas de forma centralizada e programada para exibir as informa√ß√Ķes de diversos sistemas e softwares de gest√£o que contribuem para a melhoria da mobilidade urbana.

Indicadores - Por meio de dashboards s√£o apresentados, em interface gr√°fica de r√°pida visualiza√ß√£o, diversos indicadores de desempenho em tempo real. Os dados de cumprimento de partida e de viagens, pontualidade e regularidade das linhas de √īnibus, sa√≠da de frota, passagens em pontos de embarque e recolhimento de frotas, entre outros, s√£o relevantes para a tomada de decis√Ķes e qualifica√ß√£o do sistema de transporte coletivo.¬†

Os Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS, na sigla em ingl√™s) do CCOt da EPTC s√£o uma realidade nas smart cities -¬†cidades inteligentes e conectadas. Com solu√ß√Ķes de telemetria ainda √© poss√≠vel gerenciar dados enviados para o √≥rg√£o gestor do transporte que contribuem para a redu√ß√£o de incidentes, economia de custos de desgaste e de combust√≠vel para tornar a opera√ß√£o mais segura, produtiva e atrativa para a popula√ß√£o.

Gustavo Roth

Lissandra Mendonça