Chamamento público para serviço de bike compartilhada segue aberto na Capital

31/08/2022 08:44

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) seguem com chamamento público aberto para o credenciamento de empresas para exploração, instalação, manutenção e operação, do serviço de compartilhamento de bicicletas. O chamamento aberto em março e que teve como credenciada a Tem Bici segue disponível para que outras empresas apresentem proposta de implantação de estações de compartilhamento de bicicletas ao longo do ano. 

“Assinamos, na semana passada, contrato que prevê a oferta de 1.000 bicicletas e queremos ampliar ainda mais essa oferta. O credenciamento no modelo que lançamos nos permite ter mais de uma empresa oferecendo o serviço. Queremos que essa ampliação chegue a terminais, shoppings e locais que permita que a utilização da bicicleta seja ampliada tanto para lazer como para meio de transporte, sobretudo para a última milha”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A empresa interessada em oferecer o serviço na Capital poderá também disponibilizar bicicletas elétricas, além das convencionais e para as crianças que são obrigatórias. Os termos de credenciamento e permissão de uso serão assinados pelo período de 12 meses com possibilidade de renovação anual.

O sistema deverá possibilitar ao usuário a devolução da bicicleta na mesma estação onde a retirou ou em qualquer outra estação da mesma credenciada, desde que haja uma vaga livre. Além disso, deverá  operar todos os dias da semana, de forma ininterrupta, no horário compreendido, no mínimo, entre as 6h e 22h. 

“Ao receber as propostas, analisamos o projeto básico da rede de compartilhamento contendo número de estações e vagas, localização proposta para cada estação e de compartilhamento padrão. Além disso, como já temos uma credenciada, fazemos uma verificação maior em relação ao local, para que não haja conflito em relação ao ponto”, explica o coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim. 

Os interessados poderão fazer contato com as equipes técnicas para tirar dúvidas para smmu@portoalegre.rs.gov.br ou enviar eletronicamente a documentação para a Unidade Permanente de Licitações da Diretoria de Licitações e Contratos (UPL-DLC) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, através do e-mail: licitacoes@portoalegre.rs.gov.br. O edital pode ser consultado aqui

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes