Circuito Urbano na Orla do Guaíba alerta para riscos em acidentes de trânsito

11/06/2022 19:00
Giulian Serafim / PMPA
Mobilidade Urbana
Ação contou com atividades para motoristas, ciclistas e pedestres

Neste sábado, 11, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram o 2º Circuito Urbano, na Orla do Guaíba. O objetivo foi proporcionar uma experiência à população sobre situações de perigo na circulação, em um ambiente controlado, que reproduz as principais causas de acidentes registrados em Porto Alegre. A ação, que contou com atividades voltadas a pedestres, ciclistas e motoristas,  chamou atenção do público que compareceu à região e vivenciou algumas experiências. (fotos)

"Nosso principal intenção foi conscientizar a população a respeito da segurança no trânsito e chamar a atenção em relação ao comportamento no trânsito e o quanto ele interfere, tanto na sua segurança quanto na das outras pessoas”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Uma das ações educativas de impacto foi a da simulação de capotamento para conscientizar sobre a importância do uso correto do cinto de segurança. O equipamento transmitiu como se comporta o corpo nesse tipo de acidente. Durante a dinâmica, os participantes foram orientados em como proceder para saída com segurança nesses casos. 

O circuito contou ainda com inversão de papéis entre ciclistas e motoristas de ônibus, dinâmica com a utilização de óculos de realidade virtual, simulação do efeito de álcool e de outra substância psicoativa que altere os reflexos, experimentação de equipamentos que simulam as limitações enfrentadas pelos idosos, as quais foram coordenadas pela equipe da Escola Pública de Mobilidade da EPTC.

“Nesta segunda edição do circuito trouxemos situações reais para demonstrar a importância do uso do cinto de segurança, de dirigir sem a influência de bebida alcoólica e sem substâncias psicoativas, da divisão de espaço entre veículos mais frágeis e de grande porte. Todas elas servem para mostrar à população como é importante aumentar o auto cuidado no trânsito”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. 

Samu - Também houve duas dinâmicas em que foi possível contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No começo do circuito o Samu, juntamente com o Corpo de Bombeiros, fez uma simulação com uma vítima presa nas ferragens de um carro. Além de prestar orientações sobre a importância de dar todas as informações no momento do chamado, foi apresentado todo o processo para a retirada de vítima de um veículo em situação de capotamento, desde a chegada do Samu e dos bombeiros no local até a estabilização do veículo e avaliação para a retirada do paciente. À tarde, a ação envolvendo o Samu foi de socorro a ciclista vítima de acidente. 

“Ao chegarmos em um local em que há um sinistro de trânsito montamos todas as ferramentas que podem ser utilizadas durante o salvamento e olhamos a cinemática do trauma e a dinâmica do acidente, para então começarmos a agir. Para evitar esse tipo de situação, reforçamos a importância das pessoas respeitarem as leis de trânsito”, comenta o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Vieira Cabral. 

O diretor-geral do Detran-RS, Marcelo Soletti, esteve presente na abertura das atividades e parabenizou a prefeitura pela ação. “Foram apresentadas uma série de ações de conscientização e a possibilidade da inversão de papéis como, por exemplo, ciclistas podendo colorem-se no lugar de motoristas de ônibus. No trânsito é muito importante se colocar no lugar do outro“, comentou. 

Também fizeram parte do circuito a exposição de placas vandalizadas e recuperadas e a atividade escolar legal, que buscou orientar a população a respeito do que pais e responsáveis devem observar ao contratar um transporte escolar. 

 Para realização do evento, o município contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Companhia Carris Porto-Alegrense, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Tembici e Centro de Reciclagem Veicular (Reclycler).  

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes