Expansão e revisão da malha cicloviária é debatida com conselhos municipais
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), realizou nesta quinta-feira, 1º, mais uma reunião setorial sobre a expansão e revisão da malha cicloviária. O encontro, que aconteceu no auditório da EPTC, foi o sexto realizado pela equipe da SMMU com o objetivo de receber contribuições para os ajustes no planejamento da rede cicloviária da cidade.
“Temos recebido muitas e importantes contribuições dos grupos que estão participando das reuniões. Hoje, por exemplo, veio a sugestão para que identifiquemos demandas da área do esporte incluindo academias, centros comunitários esportivos e parques”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A apresentação foi feita pelo coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim. Além de mostrar os trechos implantados e a previsão de conexão da malha cicloviária para cada região, foi abordado o serviço de bicicletas compartilhadas, que teve contrato assinado no dia 22 de agosto. “A cada reunião percebemos o interesse dos diversos grupos em relação não apenas ao avanço da rede cicloviária, mas ao serviço das bicicletas compartilhadas. Isso tem nos mostrado que o modelo que implementamos para a ampliação da oferta atende as necessidades da população”, afirma Cardoso.
O último encontro será ainda este mês com representantes de shoppings. Já foram ouvidos cicloativistas, ciclistas, comércio, Câmara de Vereadores e áreas da saúde e da educação. Todas as contribuições serão apresentadas num seminário a ser realizado no mês de outubro.
Gilmar Martins