Gestores da Mobilidade de Porto Alegre conhecem experiência com ônibus elétrico de São Paulo

19/09/2022 19:10
Divulgação / SMMU / PMSP
Mobilidade Urbana
Secretário Adão de Castro Júnior busca referências para o transporte coletivo de Porto Alegre

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, realizou nesta segunda-feira, 19, agendas na Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana de São Paulo (SP). O gestor conheceu os projetos desenvolvidos no município em eletrificação de frota e também o Sistema de Monitoramento e Gestão da Operação que inclui o índice de Qualidade do Transporte. 

Pela manhã, o titular da pasta em Porto Alegre foi recebido pelo secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana da capital paulista, Gilmar Pereira Miranda, e pelo presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira. Na ocasião, Castro Júnior conheceu o projeto de eletrificação da frota de São Paulo e recebeu um panorama do funcionamento do sistema em São Paulo. 

Na parte da tarde, além da eletrificação da frota, foram apresentados o sistema de qualidade do transporte público desenvolvido na cidade e como é feita a remuneração do transporte coletivo.

Os superintendentes de Planejamento Estrutural e Avaliação de Transporte, Jeanete de Lazare Laginhas, e de Engenharia Veicular e Mobilidade Especial, Simão Saura Neto, mostraram os indicadores das empresas que operam o transporte em São Paulo e falaram dos principais desafios, hoje, para a eletrificação da frota nas cidades. Entre os pontos abordados foram destacados o valor dos veículos e impacto no fluxo de caixa, influência do dólar no preço dos veículos, autonomia dos veículos, durabilidade das baterias e linhas de financiamento. 

“Foi uma troca de experiência bastante proveitosa. Viemos para conhecer as ações que São Paulo está desenvolvendo e aproveitamos para falar do Programa Mais Transporte, desenvolvido em Porto Alegre dentro do qual, lançamos o projeto da nova Área Azul, que prevê que parte do valor arrecadado no rotativo subsidie o transporte contribuindo para a modicidade tarifária”, destaca o secretário de Mobilidade. 

São Paulo montou recentemente uma força-tarefa para cuidar do tema da eletrificação da frota. Hoje o município tem cerca de 13,5 mil ônibus de diferentes portes na frota. Deste total, 219 não são poluentes, sendo 18 elétricos a bateria, operados na Zona Sul; 201 trólebus (conectados à rede área), que ligam a Zona Leste, Centro e parte das zonas Oeste e Sudeste. 

Nesta terça-feira, 20, Castro Júnior, a diretora geral da Mobilidade Urbana, Maria Cristina Molina Ladeira, e o coordenador de Planejamento do Transporte da EPTC, Diego Buss, irão conhecer a infraestrutura da empresa Transwolff, que opera os ônibus elétricos na cidade. 

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes