Gestores da Mobilidade Urbana conhecem projeto de ônibus elétrico

12/08/2022 17:19
Divulgação/SMMU
Mobilidade Urbana
Visita a São José dos Campos (SP) faz parte do programa Mais Transporte

Uma comitiva de Porto Alegre conheceu, nesta sexta-feira, 12, o projeto de ônibus elétrico em São José dos Campos (SP). O município do interior de São Paulo é um dos pioneiros em eletrificação de frota no país. Hoje possuem 12 ônibus elétricos VLP (veículo leve sobre pneus) articulados com até 168 passageiros.

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, a diretora-geral da SMMU, Maria Cristina Molina Ladeira, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, estiveram na sede da prefeitura de São José dos Campos, circularam por alguns terminais para saber mais sobre o projeto desenvolvido na cidade e também conheceram o Centro de Segurança e Inteligência. 

A visita faz parte do programa Mais Transporte que visa à qualificação do transporte público em Porto Alegre. "Além dos ônibus que eles têm em operação, estão com um novo processo para licitar com mais 350 ônibus. Na visita conversamos sobre como está sendo esse processo e vimos in loco o funcionamento”, destaca o secretário Adão de Castro Júnior. 

Além de São José dos Campos já foram visitados projetos de Curitiba, da Marcopolo em Caxias do Sul e de diversas empresas durante a 35ª edição do Seminário Nacional NTU, que ocorre simultaneamente com a LAT.BUS Transporte Público, nesta semana em São Paulo. 

“Entender os passos que já foram dados nos permitirá maior assertividade nos processos em Porto Alegre. Observamos não apenas o projeto, mas a infraestrutura que é oferecida para o usuário e vimos o grande ganho que o serviço tem com este modelo mais sustentável”, comentou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes