Linha Alimentadora garante atendimento emergencial aos trabalhadores do bairro Anchieta
A partir desta segunda-feira, 17, a linha A05 - Alimentadora Terminal Trensurb Indústrias passa a atender de forma emergencial o bairro Anchieta e a região da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), que voltará a funcionar em sua sede original, para garantir o acesso dos trabalhadores e os trabalhos de limpeza e manutenção nestas áreas impactadas pela enchente. As linhas transversais T5 e T11 também passam a ampliar o atendimento na região até a rótula da avenida das Indústrias com a Severo Dullius. O terminal das linhas será na estação Aeroporto do Trensurb, na avenida dos Estados.
“Ampliamos o transporte público a cada dia na medida em que as vias vão sendo liberadas. Mas é preciso entender que a circulação de veículos de ajuda humanitária nos corredores e faixas exclusivas de ônibus, que garante agilidade ao atendimento emergencial, ainda pode comprometer a regularidade da operação. Por isso é importante consultar os alertas e a localização dos ônibus no aplicativo Cittamobi”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
No sábado, 15, as linhas T3, T8 e T12 também retornaram ao terminal original na avenida Polônia, junto à rua Voluntários da Pátria, no bairro São Geraldo.
A alimentadora A05 vai realizar viagens com intervalos de 20 minutos das 6h às 20h entre as viagens e será uma operação assistida com fiscal no terminal para garantir a integração por meio do Cartão TRI, que permitirá o embarque gratuito em outra linha durante um intervalo de 30 minutos.
Todas as notificações sobre as linhas, rotas alteradas e a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, estão atualizadas no aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones iOS e Android.
O transporte público em Porto Alegre acompanha a retomada das atividades e já atinge 94% de oferta de viagens em relação ao período anterior ao evento climático. Ao final da semana a demanda de passageiros alcançou 88% do volume de usuários transportados antes da enchente.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação EPTC realizam uma análise diária da operação para reforçar as linhas que apresentam maior demanda e assim adequar às necessidades dos usuários. Devido ao comprometimento da malha viária nas áreas ainda impactadas com o alagamento, sobretudo nas regiões mais afetadas como os bairros Anchieta, Humaitá, 4º Distrito e região das ilhas, algumas linhas ainda sofrem desvios e mudanças para não deixar a população sem atendimento.
A05 - Alimentadora Terminal Trensurb Indústrias - Itinerário
Terminal Estação Aeroporto Trensurb
Av. Severo Dullius
Av. das Indústrias
R Lenea Gaezler
Av. Severo Dullius
Av. Jorge Benjamin Eckert
Av. Fernando Ferrari
Av. Jaime Vignoli
Av. Fernando Ferrari
Av. dos Estados
Terminal Estação Aeroporto Trensurb
Andrea Brasil