Mobilidade faz ajustes no transporte público a partir desta sexta-feira
A Secretaria de Mobilidade Urbana fará novos ajustes na oferta do transporte público em Porto Alegre a partir desta sexta-feira, 8. As mudanças na tabela horária de 21 linhas fazem parte do processo de otimização do sistema, com base na análise de dados de demanda e desempenho, para garantir a racionalidade na operação.Â
Também serão desativadas três linhas com baixa procura ou sobreposição de itinerários. Outra linha, a 110 - Restinga Nova via Tristeza, que havia sido suspensa temporariamente na semana anterior, retorna à operação normal aos sábados e domingos. Confira aqui.
Na quarta-feira, 13, outras quatro linhas terão ajustes nos horários. Essas alterações poderão ser revisadas ou ajustadas, conforme a necessidade dos usuários. Com a medida, veÃculos serão direcionados para horários e itinerários com maior procura.
"Apesar dos significativos investimentos realizados desde 2022 para oferecer um transporte público mais qualificado e confortável, neste ano a demanda de passageiros não acompanhou a projeção, na mesma proporção, do aumento da oferta de viagens, especialmente nos horários de menor movimento. Esse descompasso compromete a eficiência da operação e torna necessário os ajustes para a continuidade dos avanços", destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Horários - Para consultar os ajustes na oferta, os usuários podem verificar as tabelas no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA, além de utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI, o app do Cartão TRI. A localização dos ônibus também pode ser acompanhada em tempo real, com GPS em 100% da frota.
Linhas desativadas - A linha C1 – Circular Centro transporta, em média nos dias úteis, 11 passageiros por viagem, em 19 partidas diárias. Aos sábados, a média é de três passageiros por viagem, em 19 partidas diárias.
Já a C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento carrega, em dias úteis, três passageiros por viagem, com média de quatro passageiros aos sábados e dois aos domingos, operando com quatro horários diários. Aproximadamente 50% das viagens aos domingos transportam zero passageiros.
A linha A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite, que possui itinerário semelhante ao da linha A11, transporta, na média mensal, menos de um passageiro por viagem. Assim como a C5, aproximadamente 50% das viagens transportam zero passageiros.
Troca de operador - Outras cinco linhas de ônibus terão substituição temporária do operador, sem impacto para os passageiros. A única alteração será a cor dos veÃculos utilizados, em razão da identificação visual por bacia operacional. Esses mecanismos de compensação estão previstos contratualmente.
Bacias operacionais - A operação do sistema de transporte público em Porto Alegre é dividida em quatro regiões, identificadas pelas cores dos ônibus em bacias operacionais: Norte/Nordeste (azul), Sul (vermelho), Leste/Sudeste (verde) e Transversal (amarelo).Â
Atendimento - Os agentes de fiscalização de transporte estarão nas ruas e terminais de ônibus para acompanhar o cumprimento das tabelas horárias e orientar os passageiros. Os usuários também podem informar suas necessidades de deslocamento e sugestões de melhoria através das plataformas da Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou do número 118.
Monitoramento - Todas as modificações são acompanhadas em tempo real pelas equipes técnicas da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) por meio do Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt), que atua no monitoramento da frota e na avaliação dos impactos na operação.
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Cristiano Vieira