Pesquisas de mobilidade urbana retomam as atividades

27/02/2024 09:07
Divulgação/ EPTC/ PMPA
Tr√Ęnsito e Circula√ß√£o
Serão realizadas pesquisas de pista e entrevistas nos domicílios

O estudo de mobilidade¬†feito¬†pela prefeitura, atrav√©s do Cons√≥rcio CGC, est√° sendo retomado¬†nesta ter√ßa-feira, 27, incluindo pesquisas de pista e entrevistas nos domic√≠lios. Essas consultas¬†s√£o base para o planejamento urbano e o desenvolvimento de pol√≠ticas p√ļblicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre.

‚ÄúA pesquisa auxiliar√° no planejamento de solu√ß√Ķes de mobilidade que atendam √†s necessidades da popula√ß√£o. Estamos bem avan√ßados na pesquisa, mas ainda faltam algumas entrevistas para obtermos a exata¬†radiografia da Capital‚ÄĚ, diz o secret√°rio municipal de Mobilidade Urbana, Ad√£o de Castro J√ļnior.¬†

As entrevistas realizadas nos domic√≠lios ocorrem de ter√ßa a s√°bado, das 13h √†s 21h. Os bairros que ser√£o visitados nas pr√≥ximas semanas s√£o: Auxiliadora, Azenha, Bom Jesus, Boa Vista, Cavalhada, Centro Hist√≥rico, Ch√°cara das Pedras, Cidade Baixa, Cristal, Farroupilha, Higien√≥polis, Jardim Bot√Ęnico, Jardim do Salso, Jardim Europa, Jardim Sabar√°, Medianeira, Menino Deus, Montserrat, Nonoai, Petr√≥polis, Praia de Belas, Santa Tereza, Santo Ant√īnio, Santana, Teres√≥polis, Tr√™s Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.

Tamb√©m ser√£o realizadas as chamadas pesquisas de linha de contorno e de travessia. Al√©m da informa√ß√£o sobre a origem e o destino, nessas pesquisas ser√£o feitas contagens volum√©tricas de ve√≠culos e de ocupa√ß√£o visual do transporte p√ļblico.¬†

As pesquisas de contorno, que acontecem nos limites da cidade, ser√£o realizadas na pr√≥xima semana, na Ponte do Beco do Paulino (Alvorada), Ponte Rua Nova Prata (Alvorada) e¬†Estrada Armando In√°cio da Silveira, em frente ao terminal de √īnibus Larri. J√° as de travessia¬†ocorrer√£o dentro de Porto Alegre e est√£o previstas para acontecer nas avenidas Farrapos, 88,¬†Borges de Medeiros, 1212,¬†Ipiranga, 1799, e¬†Erico Verissimo,¬†530. As pesquisas de linha de contorno ser√£o feitas em diversas vias do munic√≠pio, de ter√ßa a quinta, nos hor√°rios de maior fluxo, das 7h √†s 10h e das 16h √†s 19h.

Jaqueline Moura