Porto Alegre conta com 255 novos abrigos de ônibus instalados

23/05/2023 17:32
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Equipamentos são resultado de parceria público-privada e não têm custo para o município

Porto Alegre já dispõe de 255 novos abrigos de ônibus, resultado de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Do total dos equipamentos instalados, 154 deles são do tipo A, com quatro assentos, e 101 do tipo B, com três assentos disponíveis. Os dois modelos preveem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas. A instalação das estruturas não tem custo para o município.

“Em até cinco anos teremos 1.507 abrigos novos na cidade. Essa parceria é muito importante para darmos um salto de qualidade no atendimento ao usuário do transporte coletivo, sobretudo nos locais de embarque e desembarqueâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Dos 255 abrigos instalados na cidade, 70 são abrigos sustentáveis, com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 20 disponibilizam acesso gratuito ao wi-fi, com previsão de chegar a 100 abrigos com conexão 5G gratuita nos próximos meses. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos e, no mês de abril, realizou 989 vistorias.

Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 156 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (Mupi): 52 são painéis estáticos e 104 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

De acordo com o regramento previsto no edital, os Mupis podem ser instalados em uma distância de até 40 metros dos abrigos e essas instalações devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por isso, antes da instalação desses painéis, os projetos passam por análise na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“O avanço das instalações pelas ruas de Porto Alegre mostra como os novos abrigos têm impactado na modernização da cidade e na jornada diária da população: com mais conforto, mais segurança e mais informação. Estamos felizes em entregar valor à cidade com retidão e celeridadeâ€, comemora o diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins