Porto Alegre já dispõe de 75 abrigos de ônibus novos instalados 

07/11/2022 10:20
Alex Rocha / PMPA
Mobilidade Urbana
Em cinco anos, total de novas estruturas instaladas irá passar de 1,5 mil na Capital

Em outubro, foram disponibilizados 49 novos abrigos de ônibus pela concessionária Eletromidia, responsável pela instalação, gestão e manutenção dos abrigos.

Com isso, Porto Alegre já conta com 75 novas estruturas que possuem vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Até 2027, a Capital terá 1.507 novos abrigos de ônibus, frutos de uma parceria com a iniciativa privada. Confira aqui os locais. 

Neste ano, até dezembro, 35 abrigos ganharão painel fotovoltaico. A energia gerada pelas instalações será suficiente para garantir a iluminação e o funcionamento das tomadas USB. Na concessão estão previstos 75 abrigos com essa tecnologia. Além da sustentabilidade, 180 abrigos terão painel de próxima chegada, 100 câmeras de segurança e 100 com Wi-Fi. 

“É um avanço muito importante para darmos maior conforto aos usuários do transporte coletivo. Essa melhoria se une a outros projetos que estamos desenvolvendo no Programa Mais Transporte, sempre com o foco em qualificar o atendimento ao usuário do transporte”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres. 

Para José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, os novos abrigos têm a finalidade de proporcionar mais conforto, segurança e informação para a população. “Estamos felizes em avançar com a instalação dos novos abrigos de ônibus na cidade e impactar positivamente o momento de espera dos usuários do transporte público. E para ampliar ainda mais o benefício para a população, já começamos a instalar também os abrigos sustentáveis que, além de contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, visa reduzir os impactos ao meio ambiente”, comenta Angelucci.

Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes