Porto Alegre terá 25 novos abrigos de ônibus em setembro

06/09/2022 14:45
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Estruturas vão receber placas fotovoltaicas em outubro

A instalação dos novos abrigos de ônibus de Porto Alegre começou nesta semana. Até 2027, a Capital terá 1.507 novas estruturas, resultado de uma parceria com o setor privado, sem ônus para o município. A concessionária Eletromidia, responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos pelos próximos 20 anos, fará a instalação de 25 até o final de setembro e 250 até abril de 2023.

Os primeiros locais a receberem os novos abrigos são a rua Felipe Camarão (na altura do número 706), avenida Independência (próximo ao Colégio Rosário) e na rua Salgado Filho (na altura do número 339). Nos três pontos, a concessionária já iniciou os trabalhos executando as fundações. A instalação deve ser finalizada até sábado, 10.

“Esse é mais um avanço importante dentro do programa Mais Transporte para darmos mais conforto ao usuário do transporte coletivo. Mediante essa parceria com o setor privado, e também com recursos próprios do município, estamos promovendo melhorias significativas para atender melhor quem utiliza o ônibus”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Esses primeiros abrigos instalados são do Tipo A, que possuem quatro assentos e três tomadas USB, piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias. Eles receberão em outubro placas fotovoltaicas para energia solar.

A concessão também prevê 75 abrigos sustentáveis. “É uma mudança importante para a população de Porto Alegre. E para que o benefício se estenda também de maneira tangível para a cidade, estamos antecipando para este ano o nosso compromisso de instalação de abrigos sustentáveis, que seguem em linha com a estratégia da companhia”, explica o diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci.

Há a previsão de instalação de 100 abrigos com wi-fi gratuito para a população, que começam a ser instalados ainda em 2022.

Concessão - O contrato firmado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias, responsável pela estruturação do projeto, prevê a instalação de dois modelos ao longo dos próximos cinco anos, sendo 57% com medida de 4m x 2m, quatro assentos e três tomadas USB, e 43% de 3m x 2m e três assentos. Todos terão piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias.

Concessionária - A Eletromidia está presente em 100% dos transportes sobre trilhos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, em aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza, tem mais de 27 mil telas em prédios residenciais e comerciais, 98 shoppings em todas as regiões do Brasil e nas ruas, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Recife e Campinas.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes