Prefeitura apresenta plano da malha cicloviária para instituições de ensino

18/08/2022 18:25

Nesta quinta-feira, 18, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), realizou mais uma reunião setorial sobre a expansão e revisão da malha cicloviária. O quinto encontro aconteceu na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e contou com a participação de representantes das Secretarias municipal e estadual de Educação, além de universidades. 

“Abrimos este canal de diálogo para ouvir as particularidades de cada setor e depois de todos os encontros, que devem se encerrar nas próximas semanas, vamos fazer o tema de casa. Nossa equipe técnica irá se reunir para fazer ajustes no nosso mapeamento a partir dessas contribuições”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A apresentação foi feita pelo coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim, e pela arquiteta da EPTC, Paula Kruel. No encontro, os técnicos mostraram as propostas para a conexão das redes cicloviárias nas diferentes regiões da cidade, falaram das tipologias da malha e do serviço de bikes compartilhadas. 

“É muito interessante observar os diferentes pontos de vista. Em relação às escolas, um dos pontos levantados conversa muito com uma diretriz que estamos usando, que é olhar para os deslocamentos curtos, que chamamos de última milha, e que, com a expansão do serviço de bike compartilhada, acreditamos será facilitado devido a ampliação da oferta de bicicletas”, comentou Joaquim. 

Além das contribuições dadas durante a reunião, as universidades e as escolas irão responder uma pesquisa que será encaminhada pela prefeitura e irá ajudar na revisão da malha cicloviária para ajustes que beneficiem os estudantes em seus deslocamentos. 

 

Aline Rimolo

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes