Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana em reunião com a Sociedade de Engenharia
Foi apresentado nesta quarta-feira, 26, para os associados da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (PMU), instituído pela lei complementar 951/2022. A explanação ocorreu na sede da entidade durante o evento Bom Dia Engenharia, a cargo do secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e do coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim.
“O plano é o marco referencial da Mobilidade Humana de Porto Alegre. É ele que nos oferece os caminhos de resolução dos problemas históricos que temos na Capital”, destaca Ayres.
O PMU segue as orientações da lei 12.587/2012, que instituiu a obrigatoriedade para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Ele tem como objetivo orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com as metas traçadas com relação ao sistema de mobilidade urbana da cidade.
“A partir da discussão com a comunidade, criamos um plano que possui orientações para os diferentes modais que compõem a mobilidade de curto, médio e longo prazo, as quais vão nortear as decisões para melhorar a mobilidade urbana de Porto Alegre”, afirma Joaquim.
O PMU propõe ações divididas em transporte ativo e acessibilidade, transporte coletivo e seletivo, transporte de cargas, transporte individual motorizado, mobilidade segura, informação, comunicação e educação para a mobilidade, espaço urbano, meio ambiente e inovação, planejamento e gestão da mobilidade.
Cristiano Vieira