Prefeitura recebe nova proposta para o serviço de compartilhamento de bicicletas

08/02/2023 10:21
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EPTC
Porto Alegre amplia o serviço de bicicleta compartilhada

A prefeitura recebeu nova proposta para exploração, instalação, manutenção e operação do serviço de compartilhamento de bicicletas em Porto Alegre. O pedido de credenciamento do Consórcio Mobilidade Compartilhada, formado pelo Grupo Imobi, E-Moving e Bike Fácil, está em fase de análise pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu). Em caso de aprovação, vai ampliar em mais 220 bicicletas compartilhadas com estações fixas e ultrapassar 1.200 bikes ofertadas na Capital.

“Incentivar o uso da bicicleta, sobretudo em conexão com o transporte coletivo, é uma das nossas prioridades. Criamos um modelo que propicia a ampliação da oferta em novas áreas de atendimento e a modernização do sistema, com equipamentos diferenciados, como as bicicletas para as criançasâ€, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

“Com essa nova proposta poderemos ter mais 180 bicicletas tamanho adulto e 40 bikes infantis, distribuídas em 40 novas estações. Vamos verificar a localização e a proposta das estações de compartilhamento, pontos importantes para a entrega de um serviço de qualidadeâ€, diz o coordenador de Planejamento da Smmu, João Paulo Cardoso Joaquim. 

Novos interessados em oferecer serviços de mobilidade ativa podem fazer contato com as equipes técnicas para tirar dúvidas através do e-mail smmu@portoalegre.rs.gov.br.

Chamamento público - O credenciamento segue disponível para quem quiser ofertar o serviço. A documentação pode ser encaminhada para a Unidade Permanente de Licitações da Diretoria de Licitações e Contratos (UPL-DLC) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP), através do e-mail: licitacoes@portoalegre.rs.gov.br. O edital pode ser consultado na parte de credenciamentos do site da prefeitura.

Gustavo Roth

Lissandra Mendonça