Prefeitura separa linhas de ônibus e altera rota até o aeroporto
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) informa que, a partir desta segunda-feira, 4, a linha 6135 - Elizabeth/Sarandi será desmembrada. Deste modo, voltam a circular as linhas 613 - Elisabeth e 615 - Sarandi com tabela horária nos dias úteis. Os usuários terão 175 viagens disponíveis (88 da linha 615 e 87 da linha 613), 47 a mais do que antes da separação.
“Durante a pandemia, houve redução no número de passageiros e unificamos algumas linhas. O retorno dos dois itinerários ocorre em razão da retomada gradativa na demanda de passageiros, medida prevista dentro do programa Mais Transporte”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Alteração - A linha B09 - Aeroporto / Indústrias / Iguatemi será alterada. A partir do terminal Urbano Aeroporto/Trensurb, o veículo seguirá pela avenida Severo Dullius, fazendo o caminho pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho até a avenida das Indústrias e rua Lenea Gaelzer. Retorna à Severo Dullius e segue na nova rota, fazendo o retorno na rótula e voltando para a Dona Alzira, no trajeto antigo.
Para retornar ao terminal do aeroporto, a B09 vai seguir até a rua Ouro Preto, percorrendo um trajeto diferente pela avenida Assis Chateaubriand, rua José Maurício, rua Dr. Alberto Albertini, rua Beberibe, rua Joaquim Silveira e rua Sérgio J. Dieterich. A B09 também passará pela Severo Dullius para chegar ao destino final.
“A mudança não afeta o atendimento daqueles usuários que usam essa linha, tendo em vista que o ônibus não tinha local de embarque e desembarque nos pontos que deixou de passar. A principal mudança é a entrega de uma rota mais rápida para os que utilizam hoje a linha com destino ao aeroporto”, completa o secretário.
Linha sem cobrador - Foi publicada nesta sexta-feira, dia 1, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), a resolução que autoriza a operação da linha B02 sem cobrador a partir de segunda-feira, 4, em dias úteis. Em relação ao percentual de profissionais, a retirada totaliza 51% do quadro de cobradores. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.
Andrea Brasil