Projetos de Mobilidade da Capital são apresentados em evento no Tecnopuc

10/11/2023 18:55
Aline Rimolo / EPTC
Projetos de Mobilidade da Capital são apresentados em evento no Tecnopuc
Secretaria de Mobilidade Urbana estuda a inclusão de ônibus elétrico na frota de Porto Alegre

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior apresentou nesta sexta-feira, 10, o programa Mais Transporte e os projetos de mobilidade ativa de Porto Alegre, no VE Experience Plug Edition 2023, que acontece no Tecnopuc em Porto Alegre. O evento, que está na sua segunda edição, conta com exposição de veículos elétricos de diversas categorias, como patinetes, bicicletas, motos e carros.

Castro Júnior destacou acréscimo de 14,5% no número de passageiros desde que o Mais Transporte começou, em abril do ano passado. Também ressaltou a renovação da frota com a aquisição de ônibus, muitos deles Euro 6, com menor emissão de gases.

“Desde o ano passado, estamos realizando trocas de experiências, conversando com fabricantes para colocarmos na frota de Porto Alegre alguns ônibus elétricos. Lançamos um chamamento para que fabricantes tragam modelos de veículos para serem testados na Capital e esperamos em breve possibilitar essa experiência ao usuário do transporte coletivo”.

A diretora geral da Secretaria de Mobilidade (Urbana (SMMU), Maria Cristina Molina Ladeira, também participou da apresentação. os gestores falaram ainda sobre o alto investimento necessário para a aquisição de ônibus elétrico e sobre a importância de uma participação do Governo Federal para apoiar os municípios, seja na criação de linhas de crédito ou na desoneração dos tributos incidentes sobre os veículos elétricos e insumos. 

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins