Secretário de Mobilidade visita empresa que opera com ônibus elétrico em São Paulo

20/09/2022 15:09
Sandy Matos / Divulgação
Mobilidade Urbana
Ideia é implantar essa tecnologia na frota de Porto Alegre, com veículos mais sustentáveis

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, esteve nesta terça-feira, d20, na sede da empresa Transwolff para conhecer toda a estrutura do sistema de ônibus elétrico que opera em São Paulo. A visita dá continuidade ao roteiro iniciado pelo titular da pasta na segunda-feira, acompanhado da diretora geral da Mobilidade Urbana, Maria Cristina Molina Ladeira, e do coordenador de Planejamento do Transporte da EPTC, Diego Buss. O roteiro de visitas faz parte da etapa do Programa Mais Transporte que prevê a inclusão de ônibus elétrico na frota da Capital.

“Estamos realizando uma série de reuniões com empresas que têm essa tecnologia com o objetivo de conhecer o que está funcionando e ver de que forma podemos montar um projeto mais assertivo para que Porto Alegre, a exemplo do que vimos em São Paulo, possa ter veículos mais sustentáveis na frota”, destaca Castro Júnior. 

A partir dessa troca de experiências, a Secretaria de Mobilidade Urbana montará um grupo de trabalho para o desenvolvimento de um projeto-piloto para Porto Alegre. “Ainda temos outras cidades para visitar e faremos isso até o final do ano. Nossa ideia é trabalhar no piloto ao longo de 2023 para até o final do próximo ano ter o projeto estruturado na Capital”, ressalta o secretário de Mobilidade. 

A empresa visitada pela equipe de Porto Alegre realiza a operação desde 2019. Ela possui 18 veículos elétricos e já transportou cerca de 6,1 milhões de passageiros. Entre os aspectos observados pelos gestores destacam-se a tipologia dos veículos, a autonomia da bateria e o processo de recarga dos ônibus para o atendimento do sistema.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes