Seminário em novembro irá discutir sistema cicloviário da Capital

28/10/2022 08:50
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EPTC
Também serão conhecidas propostas para expansão da malha em Porto Alegre

A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizará no dia 3 de novembro o seminário Mobilidade + Ativa: Caminhos para bikes em Porto Alegre. O evento será gratuito, com inscrições neste link. Ele ocorrerá das 8h30 às 18h30, na Unisinos (avenida Nilo Peçanha, 1.300).

“Queremos promover uma grande troca de experiências sobre os desafios das cidades na implementação de políticas para uma mobilidade humana sustentável. Além disso, o seminário será o pontapé inicial para começarmos a debater a revisão do Plano Diretor Cicloviário”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

No encontro, serão abordadas a implantação de ciclovias e sua relação com as cidades, apresentando as experiências com o desenvolvimento da mobilidade ativa em alguns municípios brasileiros, e também na cidade do México. Ainda na pauta, o mercado de bicicletas compartilhadas, emprego e renda a partir do ecossistema ciclístico e os roteiros do cicloturismo.

No final do evento, serão apresentadas as propostas para a expansão da malha em Porto Alegre a partir de análise dos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e das contribuições recebidas mediante pesquisa e reuniões realizadas com vereadores, conselhos municipais, cicloativistas, comércio, shoppings centers, instituições de ensino, hospitais e órgãos de saúde.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes