Startup para aluguel de bicicleta elétrica começa a operar em Porto Alegre 

04/06/2022 16:28
Aline Rimolo/ SMMU/ PMPA
Mobilidade urbana
Empresa irá ofertar o equipamento em nove pontos da Capital

Neste sábado, 4, começou a operação da startup Volta E-bike, que irá ofertar aluguel de bicicleta elétrica sem estação fixa em nove pontos da Capital. Durante o lançamento, que ocorreu no Trecho 1 da Orla do Guaíba, local em que haviam disponíveis cinco bicicletas elétricas, os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e de Inovação, Luiz Carlos Pinto, juntamente com técnicos da prefeitura conheceram o funcionamento do aplicativo e a bicicleta que será disponibilizada. A prefeitura autorizou o funcionamento do serviço até dezembro. Ele será avaliado pelas secretarias municipais de Inovação, Mobilidade Urbana e de Parcerias, mediante uma Prova de Conceito (POC). 

“Projetos como este de mobilidade urbana sustentável, que conversam com o nosso objetivo de qualificar a malha cicloviária e incentivar o uso do modal, sempre serão bem-vindos. Queremos mais empresas investindo e nos auxiliando com projetos que apresentem soluções inovadoras para a mobilidade”, destacou Castro Júnior. 

A autorização para o funcionamento da startup foi dada com base no Decreto nº. 20.358/2019, que regulamenta a utilização da infraestrutura de mobilidade urbana para exploração do serviço de compartilhamento de bicicletas elétricas sem estação física e também do Decreto 19.701/2017, que institui os procedimentos para apresentação, análise e teste de soluções inovadoras para o município.

“Esta é a primeira POC que entra em funcionamento. Dentro do Gabinete de Inovação temos outras dez em negociação, que devem entrar em funcionamento até o final do ano. Este movimento vem ao encontro da estratégia da gestão de tornar Porto Alegre um laboratório vivo para soluções inovadoras, o que faz bem para os empreendedores, para a gestão pública e especialmente para o cidadão que vai ter mais opções”, afirma Luiz Carlos Pinto. 

O diretor de Parcerias Comunitárias da Secretaria Municipal de Parcerias, Pedro Meneguzzi, também acompanhou o lançamento e reforçou o incentivo da gestão ao empreendedorismo. “Somos parceiros de todos que queiram ajudar a qualificar os espaços públicos e trazer soluções inovadoras como esta que deixa a cidade mais atrativa para os turistas e beneficia os porto-alegrenses”, comenta.  

Sobre o serviço - A startup irá oferecer entre cinco e dez bikes elétricas, mediante aluguel por aplicativo em nove locais. O equipamento estará disponível aos sábados nos principais pontos turísticos de Porto Alegre como Orla do Guaíba, Praia do Iberê, Redenção, Parcão, Praça da Encol, Parque Germânia e Ipanema. Aos domingos, estará no Trecho 3 da orla, próximo à pista de Skate.

“Com o nosso app e a possibilidade de levar nossas bikes para os principais pontos de lazer da cidade, pretendemos popularizar o uso da bicicleta elétrica compartilhada, além de contribuir para o desenvolvimento dessa operação na cidade”, comenta a sócia-fundadora da Startup, Marilin Moura Parode.

Participaram também do lançamento o coordenador de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), João Paulo Cardoso Joaquim, e a líder da área jurídica do Gabinete da Inovação, Sabrina Xavier. 


 

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes