Trecho de ciclovia da Ipiranga é reaberto

23/01/2024 08:13
Gustavo Roth / EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
Protocolo de segurança prevê o fechamento do itinerário em caso de alerta emitido pela Defesa Civil

O trecho da ciclovia na avenida Ipiranga, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e João Pessoa, foi reaberto nesta terça-feira, 23. Os técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) vistoriaram a ciclovia na segunda-feira e constaram não haver alteração visível na estrutura. O trecho estava fechado desde terça passada, devido ao protocolo de alerta da Defesa Civil Municipal.

‚ÄúIdentificamos que o trecho est√° seguro, mas √© importante que os usu√°rios da mobilidade ativa respeitem a sinaliza√ß√£o e as orienta√ß√Ķes para garantir a seguran√ßa de todos que transitam por este espa√ßo‚ÄĚ, destacou o secret√°rio adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres.

Durante a manh√£, a equipe da Escola P√ļblica de Mobilidade da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) realiza¬†uma a√ß√£o educativa com o intuito de orientar os ciclistas sobre o uso correto do espa√ßo, a import√Ęncia da percep√ß√£o dos riscos e do autocuidado no tr√Ęnsito, assim como da utiliza√ß√£o correta dos equipamentos de prote√ß√£o individual (EPIs).

Protocolo - Quando houver alertas emitidos pela Defesa Civil Municipal, o trecho ser√° novamente fechado com gradis por equipes da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), sendo reaberto ap√≥s melhoria das condi√ß√Ķes clim√°ticas.

Alternativa - Na parte reaberta, h√° uma invers√£o da ciclovia no ponto da √Črico Ver√≠ssimo com a Ipiranga. Neste local, a orienta√ß√£o para os ciclistas √© a utiliza√ß√£o da Ipiranga no sentido bairro/centro, fazendo o contorno e retornando para a ciclovia no tra√ßado j√° existente.

Nos trechos em que permanece a interdição, a orientação para os ciclistas é utilizar o passeio compartilhado com pedestres. Em caráter emergencial, as bicicletas podem trafegar pelas ruas adjacentes, como Princesa Isabel, São Manoel e Felipe de Oliveira, no bordo da via.

For√ßa tarefa - Desde setembro de 2023, foi criada uma for√ßa-tarefa para monitorar o impacto da chuva no Arroio Dil√ļvio em toda extens√£o da avenida Ipiranga. Integram o grupo representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi), Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de (Smamus), Secretaria de Servi√ßos Urbanos (SMSURB) e do Departamento Municipal de √Āguas e Esgotos (Dmae).

Relat√≥rio ‚Äď Duas empresas contratadas pelo Dmae para avaliar a infraestrutura dos taludes apresentaram um relat√≥rio, ainda n√£o definitivo, das inspe√ß√Ķes realizadas em ambos os lados da avenida Ipiranga. O material est√° em fase de an√°lise pelos t√©cnicos. Enquanto isto, o Dmae recupera o talude em frente ao Parque Esportivo da Pucrs, pr√≥ximo da Cristiano Fischer. Est√° em fase de projeto tamb√©m a reconstru√ß√£o dos trechos na altura do Planet√°rio e da Silva S√≥. Ap√≥s, ser√° aberta licita√ß√£o para contratar empresa que ir√° executar a obra.

Caroline Callai (estagi√°ria) / Supervis√£o: Gustavo Roth

Cristiano Vieira