Definida empresa que executará projetos de recuperação estrutural de três pontes da Ipiranga

20/01/2022 17:59

A prefeitura publicou na edição desta quinta-feira, 20, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o resultado da licitação para contratação da empresa executora das inspeções especiais, projetos de recuperação estrutural e restauro em três pontes históricas da avenida Ipiranga. A empresa vencedora é a Núcleo de Capacitação em Engenharia de Estruturas Ltda, que contará com o investimento de R$ 180.819,95 para elaboração dos estudos referentes às pontes de cruzamento da Ipiranga com as avenidas Azenha, Getúlio Vargas e João Pessoa.

As três pontes são estruturas tombadas, sendo classificadas como bem patrimonial. Por isso, os projetos deverão ser executados de acordo com os princípios e critérios internacionais de restauro. O trabalho de inspeção e elaboração de projetos deverá ocorrer no prazo máximo de 90 dias, a contar da ordem de início, que deve ser assinada ainda no primeiro trimestre de 2022. 

O trabalho da executora será fiscalizado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com acompanhamento da Secretaria de Cultura. “Haverá um cuidado especial para que o formato arquitetônico e os materiais originais sejam preservados”, destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. Segundo o secretário, as recuperações de pontes sempre foram uma necessidade da Capital. "O que estamos fazendo é um trabalho preventivo de manutenção. Continuaremos as vistorias e recuperações para garantir que, além dessas, nenhuma outra ponte de Porto Alegre volte a ficar no abandono”, completa.

Durante as vistorias, todos os elementos que compõem as pontes deverão ser obrigatoriamente inspecionados e as anomalias e falhas de manutenção deverão ser identificadas, fotografadas e mapeadas. A contratada tem que apresentar os laudos da situação atual das pontes e os projetos de recuperação estrutural de cada caso. Cada projeto trará, além dos desenhos e planos de trabalho, o orçamento e o cronograma de trabalho de cada obra. 

 

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes