Prefeitura limpa Viaduto Otávio Rocha após vandalismo e intensifica vigilância

03/02/2026 14:06

 

Alex Rocha/PMPA
PLANEJAMENTO E GESTÃO
Tratamento com hidrofugante aplicado nas paredes do viaduto facilitou a remoção das pichações

A Prefeitura de Porto Alegre realizou nesta terça-feira, 3, a limpeza das pichações no Viaduto Otávio Rocha, no Centro Histórico. A ação ocorreu após atos de vandalismo registrados na madrugada da última quinta-feira, 29, e integra uma força-tarefa do Executivo municipal voltada à preservação do patrimônio público.

O serviço foi executado pela Concrejato Engenharia, empresa responsável pela obra de revitalização do viaduto. A remoção das pichações foi viabilizada pelo tratamento com hidrofugante aplicado previamente nas paredes da estrutura. Embora o produto não impeça atos de vandalismo, ele facilita a limpeza, protegendo a estrutura contra sujeira, manchas e pichações.

A aplicação do hidrofugante já estava prevista no projeto de revitalização justamente para agilizar esse tipo de intervenção. “Lamento que ocorra esse tipo de agressão ao patrimônio público, mas a obra já previa proteção contra esse tipo de ato. Por isso, realizamos previamente o tratamento com hidrofugante, o que permite uma limpeza rápida. Agora, esperamos que os responsáveis sejam penalizados, pois o viaduto é uma obra de arte muito bonita e icônica e deve permanecer assim”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores.

Além da limpeza, a Guarda Civil Metropolitana vai intensificar o patrulhamento no entorno do viaduto e a vigilância por meio das câmeras de videomonitoramento. “A gestão do prefeito Sebastião Melo tem atuado para entregar uma Porto Alegre melhor para cada cidadão, mas também contamos com o olhar da comunidade. O viaduto é um patrimônio de todos nós e, em caso de vandalismo, pedimos que a população denuncie”, reforça o secretário de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer.

 

Letícia Breda

Gilmar Martins