Iniciada a revitalização de mais três pontes adotadas na avenida Ipiranga

30/03/2021 17:48
Alex Rocha/PMPA
OBRAS E INFRAESTRUTURA
Obras, com investimento de mais de R$ 90 mil, devem estar prontas até final de abril

Começaram nesta terça-feira, 30, os serviços de revitalização de mais três cruzamentos da avenida Ipiranga. As duas pontes na altura da rua Silva Só e a que faz interligação com a rua Guilherme Alves passarão por reformas em calçadas, meios-fios, corrimãos e bueiros, e por pintura em toda a estrutura. A previsão é que as intervenções, com investimento de mais de R$ 90 mil, sejam concluídas até o final de abril.

A revitalização faz parte da adoção de pontes pelo Grupo Imobi, que inclui, além dessas três, outras seis estruturas em cruzamentos da Ipiranga e a passarela da avenida Goethe, na área do Parcão. O termo firmado com a prefeitura prevê que, após concluídas as obras, o adotante fica responsável pela manutenção por quatro anos.

“São agora cinco pontes de  cruzamentos da avenida Ipiranga a passarem por revitalização. Além das que tiveram os serviços iniciados nesta terça-feira, já foram concluídos os reparos nas pontes com a rua Frei Germano e com a avenida Cristiano Fischer”, diz o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “Queremos promover a participação da sociedade nos cuidados com a nossa cidade. A adoção desses equipamentos, além de gerar melhorias, desonera os cofres públicos, permitindo que os recursos sejam investidos em outras áreas.” 

Planejamento - As reformas em pontes adotadas só são executadas depois da aprovação de projeto detalhado, analisado por um comissão composta por servidores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. “Para nós, é uma alegria ajudar a cuidar de Porto Alegre, devolvendo ao município o carinho e tudo o que gera de bom para a nossa coletividade. Assim que concluídas as obras de mais essas três pontes, iniciaremos nas outras adotadas por nós”, destaca o CEO do Imobi, Daniel Costa.

As adoções de viadutos, pontes, trincheiras, passarelas e passagens de nível foram viabilizadas pelo decreto municipal 20.631, de 29 de junho de 2020, que regulamentou a lei 11.602, de 8 de maio de 2014 (pela qual foi instituído o Programa de Adoção de Viadutos do Município) e a lei 12.583, de 9 de agosto de 2019, que autoriza a adoção de equipamentos públicos e de verdes complementares por pessoas físicas e jurídicas.

  

 

Orlando Moraes

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes