Prefeitura implanta 420 rampas de acessibilidade no primeiro semestre de 2021
No primeiro semestre deste ano, a prefeitura implantou 420 novas rampas de acessibilidade. Projetadas pela Coordenação de Acessibilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi), as rampas foram instaladas em diversas regiões da Capital. Além das já concluÃdas, outras 202 rampas e 8.588 metros lineares de rota tátil possuem projetos já concluÃdos e devem ser implantadas em breve.
“Trata-se de um serviço extremamente importante para a população, sobretudo para as pessoas com deficiência, que segundo o último censo do IBGE, somavam mais de 14% dos porto-alegrensesâ€, destaca o secretário da Smoi, Pablo Mendes Ribeiro. “Queremos garantir uma cidade mais bonita, segura e confortável para todos. Por isso, as intervenções em acessibilidade têm sido tratadas por nós como uma prioridade e incluÃda em todos os nossos projetos mais importantes como a obra do corredor da João Pessoa e as revitalizações da Usina do Gasômetro e do trecho 3 da Orla."
A expectativa é que, com o avanço das obras em andamento e o inÃcio de novas intervenções, o número de rampas implantadas seja ainda maior. “Além das intervenções em acessibilidade executadas junto à s obras de recuperação de pavimento, projetamos e começaremos a implantação em grandes obras espalhadas pela cidade, como é o caso do trecho 3 da Orla, que receberá, nos próximos dias, a execução de mais de 2.500 metros lineares de rota tátilâ€, conta a arquiteta Alda Gislaine, coordenadora de acessibilidade da Smoi.
Somente em 2021 foram executadas rampas nas ruas Cel. Bordini (34), Eudoro Berlink (42), Quintino BocaÃuva (22), Vasco da Gama (32), Ramiro Barcelos (26), Sérgio Martini (4), Ãlvares Cabral (1), Andaraà (22), nas avenidas Bernardino Silveira Amorim (40), Sertório (7), Cel. Massot (5), Benno Mentz (40), Cavalhada (17), Juca Batista (39) e na estrada Costa Gama (8). Â
Â
Gilmar Martins