Vandalismo afeta novas estruturas de acessibilidade no Centro Histórico
Em menos de 72h, os três mapas táteis instalados no Quadrilátero Central, no Centro Histórico, sofreram atos de vandalismo. Os equipamentos, criados para orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão, foram colocados na Esquina Democrática e no cruzamento da rua dos Andradas com a Uruguai na sexta-feira passada, 1º.
Dois mapas tiveram as placas de acrÃlico arrancadas, restando apenas os pedestais. O terceiro foi danificado em uma das peças em relevo. Os equipamentos fazem parte do conjunto de melhorias em acessibilidade nas obras de requalificação da região.
A prefeitura implantou quatro quilômetros de rota em piso tátil, sinalização com relevos no chão para guiar a caminhada na área do Quadrilátero Central.
Sete vias receberam o material especial: Otávio Rocha, Voluntários da Pátria, Doutor Flores, Marechal Floriano, Andradas, Uruguai e Vigário José Inácio. Na rua Uruguai, também foram fixados novos corrimãos nas calçadas.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) é a responsável pela remodelação do Centro Histórico, e comunicou a empresa responsável pela execução dos serviços. O material vandalizado será substituÃdo por um com mais durabilidade.
“É lamentável que, todos os dias, tenhamos que lidar com o vandalismo na nossa cidade. O Centro Histórico recebe uma série de intervenções para melhorar a vida do cidadão, movimentar a economia e aumentar a sensação de segurançaâ€, o titular da Smoi, André Flores. Â
Â
Cristiano Vieira