Prefeitura apresenta projetos de concessões da Orla do Guaíba na Câmara Municipal
A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, apresentou nesta terça-feira, 16, os projetos desenvolvidos para os três trechos da Orla da Guaíba e para adoções e doações de espaços públicos. A apresentação foi feita em reunião virtual realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CECE) da Câmara Municipal.
Durante a sessão coordenada pela vereadora Fernanda Barth, a secretária citou o exemplo do Trecho 1 da Orla do Guaíba, que teve a concessão assinada na última quinta-feira, 11, pelo prefeito Sebastião Melo com a concessionária GAM 3 Parks, gestora dos espaços pelos próximos 35 anos. “A estrutura se manterá a mesma com o restaurante e bares e poderão ser feitos eventos. Entretanto, não será permitida a cobrança de ingresso para a entrada no parque”, destaca.
Ana falou sobre o projeto de concessão do Trecho 2 da Orla que passa por revisão. “Uma das mudanças previstas é a retirada da obrigatoriedade da construção de uma roda-gigante, dando liberdade ao parceiro privado para que possa instalar um outro atrativo âncora. É sabido que para uma rentabilidade do privado é necessária a construção de algum tipo de equipamento que possa gerar receita”, explica.
Em relação ao Trecho 3, foram abordados os contratos que estão sendo estruturados para o funcionamento dos bares/lojas, manutenção da pista e o projeto a longo prazo que está na fase inicial de estudo para uma concessão que envolva também o Parque Marinha do Brasil.
Espaços públicos - A apresentação sobre adoções de espaços públicos e doações foi feita pelo diretor de contratualizações da Secretaria Municipal de Parcerias, Pedro Meneguzzi. Ele falou sobre a diferença entre os dois modelos e a forma que está sendo implantada pela pasta para facilitar a realização dessas parcerias. “Os parques e as praças são de todos nós, por isso queremos estimular esse sentimento de pertencimento na população. Queremos ser parceiros de quem ajudar a administração pública nos cuidados com a cidade”, enfatiza.
Também participaram da reunião os vereadores Mari Pimentel, Daiana Santos, Jonas Reis e Giovane Byl.
Lissandra Mendonça