Prefeitura participa de reunião de Comissão da Câmara de Vereadores sobre a Carris

03/08/2021 17:18

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, participou nesta terça-feira, 3, de reunião virtual da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Pellini apresentou o cenário da Carris a partir dos dados que constam no balanço da companhia e explicou os modelos que poderão ser aplicados a partir da aprovação na Câmara da desestatização da empresa de transporte público .

Em relação ao cenário, a secretária de Parcerias explicou que em 2019, por exemplo, os custos regulatórios da companhia foram 21% mais elevados do que os demais operadores privados, o que acaba deixando a passagem de ônibus mais cara. Além disso, a Carris possui custos extra tarifa que são suportados pela prefeitura, conforme demonstrações contábeis da companhia, regularmente auditadas. Até o fim do ano, considerando-se os últimos 12 anos, os repasses do município à Carris somarão mais de meio bilhão de reais.

“ O sistema de transporte público está em crise no país como um todo. Temos que aproveitar essa oportunidade e construirmos em conjunto uma solução que tire Porto Alegre desse cenário de um sistema de transporte oneroso e deficitário para algo que atenda melhor o cidadão”, destacou Ana Pellini.

O presidente da Carris, Mauricio Cunha, também participou da reunião e enfatizou o esforço da administração da empresa para ter um fluxo de caixa mais equilibrado. “É importante termos a visão de como está a sociedade de economia mista, a Carris, em relação ao sistema privado que também passa por uma grande crise. Na Carris, enfrentamos muitos problemas, além de uma folha de pagamento muito grande. O nosso custo com a folha consome a nossa receita atual, e a cada mês precisamos de novos aportes da prefeitura para honrarmos nossas despesas”, comentou o presidente.

Além do vereador Cássia Carpes que coordenou a reunião, participaram também vereadores integrantes da comissão, o secretário-adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, a diretora de Mobilidade da Secretária de Mobilidade Urbana, Maria Cristina Ladeira, além de representantes dos rodoviários, de associação de moradores de Porto Alegre, entre outros.

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes