Anuário Estatístico amplia transparência e facilita acesso a dados municipais

12/12/2023 15:57

A partir desta terça-feira, 12, a Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza a 52ª edição do Anuário Estatístico (AE). A publicação, que oferece um panorama detalhado das obras e serviços realizados pelo Executivo Municipal, além de disponibilizar dados essenciais para instituições de ensino e pesquisa, destaca-se como um documento técnico para embasar decisões administrativas. Ele pode ser acessado aqui.

O serviço foi criado em 1972 e desempenha um papel significativo na prestação de contas, promovendo a transparência institucional e viabilizando o acompanhamento e a avaliação das ações governamentais. Além disso, o AE atua como instrumento de controle social ao divulgar dados demográficos e socioeconômicos da capital. Suas séries históricas proporcionam uma visão contínua das realizações das administrações, tanto centralizada quanto descentralizada, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas públicas.

“Esses dados nos oferecem um panorama fidedigno da realidade de Porto Alegre, permitindo que o poder público atue de forma direcionada e efetiva na elaboração de políticas e ações de governo, além de oferecer informações abrangentes, possibilitando embasar decisões estratégicas, promover a pesquisa e inovação, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social sustentável”, explica o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), Cezar Schirmer.

Novo formato - Desde a 51ª edição, publicada em novembro de 2022, o Anuário deixou de ser um arquivo .pdf, adotando um formato mais intuitivo e de fácil navegação, simplificando a busca e a análise de dados. Essa evolução também permite a visualização de informações abrangendo mais de uma década, rompendo com o limite anterior de dez anos.

O Anuário Estatístico está inserido no contexto do Plano Plurianual (PPA), assim como está registrado no Sistema Monitoramento Estratégico (SME), referente à implantação do processo de análise de políticas públicas.

 

Bethânia Helder

Cristiano Vieira