Aprovada a contratação de analistas de TIC para a prefeitura

22/12/2021 12:49
Cristina Leipnitz/Procempa PMPA
PROCEMPA
A contratação emergencial dos analistas de TIC terá a duração de um ano, prorrogável por igual período

A contratação de analistas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em caráter emergencial pela Prefeitura de Porto Alegre foi aprovada nesta quarta-feira, 22, pela Câmara Municipal. O Projeto de Lei 42/2021, que recebeu 23 votos a favor e sete contrários, abrirá a oportunidade para o ingresso de dez profissionais, que atuarão em órgãos da administração direta e indireta.

Os analistas prestarão assessoria tanto na perspectiva comercial quanto técnica, assegurando suporte por meio de ações de planejamento, organização e execução de atividades relacionadas à gestão de TIC. A intenção da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae), responsável pela política da prefeitura para o setor, é posicionar servidores em posições estratégicas que possuam alta demanda ou volume expressivo de contratação de serviços. Dessa forma, pretende-se otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, promovendo o alinhamento entre os órgãos da administração municipal e a Procempa (principal fornecedor), ao mesmo tempo em que se institui uma metodologia mais ágil e racional para a aquisição de novas soluções tecnológicas.

“Fortaleceremos a nossa coordenação de TIC na secretaria e outras secretarias. Não temos, nos nossos quadros, a presença do analista de TIC. Essa função é de extrema relevância na confecção e análise de termos de referência e aquisição de produtos, algo que ganhou mais dinamismo com a aprovação da Lei da Liberdade Tecnológica”, explica o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Para a diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela, a contratação dos profissionais aprimorará a definição das demandas, uma das maiores dificuldades entre fornecedores de tecnologia e clientes. “Estas posições vão fortalecer o cliente para contratar tecnologia de maneira mais adequada. Neste ano, iniciamos o treinamento de gestores de TIC do Eixo Social da prefeitura, contribuindo para a comunicação entre áreas. Com este conjunto de ações, nosso time otimizará tempo e recursos para acelerar as entregas”, afirma.

Quem poderá se candidatar - A contratação emergencial terá a duração de um ano, prorrogável por igual período. A carga horária prevista poderá ser de até 40 horas semanais e o vencimento total para o cargo pode atingir R$ 9 mil. Os critérios do processo seletivo serão definidos por meio de edital, a ser publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Para participar, é necessário ter ensino superior completo em alguma dessas áreas: Informática, Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Gestão da Tecnologia da Informação.

 

Claiton Silva

Fabiana Kloeckner