Mais Comunidade On-line permite ao cidadão avaliar ações da prefeitura pela internet

24/06/2022 11:07

A Prefeitura de Porto Alegre lança uma ferramenta que permite ao cidadão avaliar pela internet a administração municipal: o Mais Comunidade On-line. Trata-se de um aplicativo disponível na plataforma on-line do serviço 156 que tornará possível a implantação de um processo de análise de políticas públicas por meio da participação popular.

Idealizado pela Diretoria de Planejamento Estratégico e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (DPEMR/SMPAE) e desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), o Mais Comunidade On-line será empregado para questionar a população sobre os maiores desafios no bairro onde moram. Com isso, será possível diagnosticar onde se deve agir e quais projetos e ações planejar ou replanejar.

A partir das respostas dadas pela comunidade, a equipe de técnicos da DPEMR irá fazer o diagnóstico e sugerir alternativas para a solução dos problemas apresentados. As respostas serão cruzadas com diversos bancos de dados, de onde sairão informações importantes para apoiar as ações da prefeitura, tornando-as mais assertivas e eficientes para a população. Tudo isso será feito a partir de um acompanhamento em tempo real e com e com histórico evolutivo, garantindo o replanejamento das ações de forma assertiva e em um curto espaço de tempo.

Como acessar: o usuário pode optar por acessar o Mais Comunidade On-line através do 156 Web ou pelo aplicativo 156+POA, disponível na App Store e na Google Play. Para dar a sua opinião, o cidadão precisa apenas se cadastrar. Isso pode ser feito por meio de login através das plataformas do Google, do Facebook, do Twitter, da Apple ou do gov.br. Caso não deseje acessar por meio dessas plataformas, é possível ainda fazer o cadastro diretamente no acesso.poa.br. Caso queira, é possível solicitar o recebimento das informações sobre a pesquisa via SMS e WhatsApp.

 

Claiton Silva

Lissandra Mendonça