Planejamento Estratégico já trabalha os contratos +Gestão +Resultados 2022

29/12/2021 10:43
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Os contratos +Gestão +Resultados para o próximo ano devem ser assinados em 24 de fevereiro

Com o encerramento do ciclo 2021 das reuniões de acompanhamento da Sistemática de Governança e Gestão, a Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae) deu início à preparação do ciclo de 2022. A Diretoria de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados (DPEMR) já realiza a aferição dos indicadores de produtividade e da disseminação da sistemática nos órgãos da prefeitura ao mesmo tempo em que elabora os Contratos +Gestão +Resultados do próximo ano.

Janeiro e fevereiro serão utilizados para validar com os gestores da prefeitura os elementos que irão definir as metas dos contratos de 2022. Após a essa etapa, o material passará por avaliação do prefeito Sebastião Melo e receberá a redação final. Em 24 de fevereiro, os documentos serão assinados, em evento que contará com a apresentação do balanço dos últimos 12 meses.

A partir de então, os quatro eixos (Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos e Gestão) irão apresentar a evolução de seus trabalhos em encontros quinzenais, realizados no auditório do Previmpa. De acordo com a DPEMR, haverá cinco ciclos de gestão em 2022, todos com periodicidade bimensal. A cada 15 dias, o prefeito Sebastião Melo se reunirá com um dos quatro eixos de gestão. Entre essas reuniões, a equipe da Smpae continuará, diariamente, monitorando e auxiliando os órgãos na entrega de resultados.

Quatro níveis gerenciais – O ciclo de monitoramento possui quatro níveis gerenciais, que vão do operacional ao primeiro escalão da administração municipal. No primeiro, as reuniões ocorrem no âmbito dos projetos desenvolvidos, sendo coordenadas pelos responsáveis pelas iniciativas. No segundo nível, os encontros englobam secretarias e vinculadas, o que amplia o escopo e permite o encaminhamento interno de soluções para eventuais entraves diagnosticados.

No terceiro, cada secretaria se reúne com a equipe de técnicos da Smpae para uma análise de situação, realizando um comparativo entre as metas estipuladas e o trabalho executado até o momento. Neste patamar, são revisados os encaminhamentos anteriores, realizados encaminhamentos multissetoriais e definidos pontos a serem abordados nas reuniões de eixo.

As reuniões de eixo compreendem o quarto e mais alto nível gerencial. Nelas, são realizados os alinhamentos entre as secretarias e executada a análise sintética de desempenho do eixo, com base nas métricas de avaliação pré-determinadas. A presença do chefe do Executivo nesses encontros permite que decisões de maior vulto sejam tomadas, eliminando etapas e garantindo mais agilidade à gestão municipal.

 

  

 

Claiton Silva

Andrea Brasil