Prefeitura busca parceiros para a revitalização da rua General Câmara

12/01/2022 16:25
Divulgação / SMPAE PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Ações fazem parte de um projeto maior que possui como objetivo a criação do Caminho do Livro

A Prefeitura de Porto Alegre pretende transformar a rua General Câmara, também conhecida como rua da Ladeira, num caminho temático que conectará duas das mais importantes áreas culturais do Rio Grande do Sul. O projeto de revitalização do perímetro entre a Biblioteca Pública do Estado e a Praça da Alfândega foi finalizado e agora o Executivo Municipal busca parceiros para tirar a obra do papel.

A rua receberá intervenções visando a sua requalificação e ocupação pela comunidade do Centro Histórico e pessoas que visitam ou transitam pela região. As ações fazem parte de um projeto maior que possui como objetivo a criação do Caminho do Livro, iniciativa relacionada à grande concentração de livrarias e sebos existentes no bairro. “Trata-se de um espaço nobre de Porto Alegre, com grande significado cultural. Temos convicção de que as pessoas que vivem o Centro Histórico e querem transformá-lo em um atrativo turístico de ponta se farão presentes, apoiando este esforço”, afirma o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos e coordenador do programa Centro+, Cezar Schirmer.

A estimativa de investimento é de aproximadamente R$ 310 mil. Esses recursos serão alocados em obras de sinalização vertical e horizontal, compra e instalação de mobiliário urbano (bancos, deques e equipamentos de iluminação, entre outros), alargamento de calçadas através de pintura, elaboração e execução de projeto de paisagismo. Atualmente, a projeto está na fase de captação de recursos, em busca parceiros para dar início aos trabalhos, e de tramitação junto aos órgãos competentes nas questões urbanísticas e de patrimônio histórico.

Urbanismo tático – A revitalização da rua General Câmara foi projetada com base no conceito de urbanismo tático, método também adotado nas intervenções urbanas realizadas na rua João Alfredo, na Cidade Baixa. Trata-se de uma estratégia de qualificação de espaços públicos utilizada em diversas cidades ao redor do mundo de baixo custo e impacto ambiental, com capacidade de resposta extremamente eficaz e em curto espaço de tempo. Em geral, são intervenções de alargamentos de calçadas com a instalação de parklets e estares urbanos, implantados através de pintura de piso, elementos móveis e de mobiliário urbano.

O urbanismo tático tanto pode surgir como um projeto de prospecção, para medir o nível de adesão da população à proposta antes de uma intervenção definitiva, como pode ser uma forma perene de ocupação do espaço público, com alta capacidade de adaptação e regeneração ao longo do tempo. Com base nesse conceito, a prefeitura pretende fomentar a apropriação da rua pelas pessoas, com privilégio do fluxo de pedestres em relação ao tráfego veicular, criando ambientes favoráveis ao convívio e ao desenvolvimento de atividades de lazer e manifestações culturais.

Claiton Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes