Prefeituras de Porto Alegre e Madrid fecham parceria para debater soluções para mobilidade, turismo e revitalização

06/10/2021 11:53

As alternativas para mobilidade urbana da Capital gaúcha foi um dos principais temas debatidos durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 6, entre representantes da Prefeitura de Porto Alegre e Madrid, na Espanha. Além disso, também foram tratadas ações envolvendo a revitalização de prédios históricos e turismo.

Após encontro, foi determinada a criação de um fórum de cooperação em mobilidade entre Porto Alegre e Madrid para debater ações, troca de experiências, estratégias, além da execução de projetos para melhoria do trânsito da capital e região metropolitana. Desde segunda-feira, a comitiva da Prefeitura, liderada pelo prefeito Sebastião Melo, está na Espanha realizando uma série de agendas em busca de investimentos para o município.

A criação do fórum foi confirmada da Lola Ariz, do Escritório de Mobilidade do Ayuntamiento de Madrid, durante encontro com o secretário de Planejamento, Cezar Schirmer, diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre, Ricardo Sondermann, e o coordenador do Pacto Alegre e futuro secretário da Inovação, Luiz Carlos Pinto.

Sobre mobilidade, foram detalhados os modelos implementados em Madrid e cidades vizinhas, que se organizam através de um consórcio metropolitano, responsável pela gestão do sistema, que é fortemente baseado no transporte público e na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Lola Ariz mencionou que a capital espanhola está comprometida com a melhoria de qualidade do ar, de acordo com diretrizes europeias e para isso adota políticas de incentivo à eletromobilidade e inteligência na logística de transportes. A partir de 2023, serão adquiridos veículos elétricos para o sistema de transporte público, além das medidas vigentes que já estimulam os veículos e modos elétricos e os compartilhados.

“Os veículos compartilhados elétricos de pequeno porte não precisam de nenhum licenciamento e já tem permissão especial de estacionar em zonas azuis, sem custo. Além disso, Madrid adota uma estratégia de estacionamentos subterrâneos que são operados entre o poder público e privado, com controle de tempo de estacionamento. São experiências como essa que estaremos aprofundando e debatendo para melhoramos a mobilidade urbana de Porto Alegre”, ressaltou Schirmer.

Luiz Carlos Pinto relatou ainda que Madrid e as cidades vizinhas estão implementando um aplicativo para disponibilizar as informações de todos os meios de transporte de forma integrada ao cidadão, com disponibilidade e tempo de trajeto. “O objetivo do governo madrilenho é incorporar no mesmo app todas as soluções privadas, inclusive os patinetes. Este modelo também será discutido no nosso fórum, sempre buscando melhorias para Porto Alegre”, finalizou.

Parcerias com a UE - Schirmer também destacou os esforços do governo madrilhenho para ampliar a integração com demais parceiros para projetos de revitalização de prédios históricos e turismo local. “Avançamos também com a possiblidade de construímos um protocolo amplo de cooperação entre as prefeituras de Porto Alegre, Madrid e demais cidades da comunidade europeia para implementarmos estes projetos e buscar apoio na União Europeia para compartilhar nas cidades gaúchas interessadas”, finalizou.

Programação

6 de outubro

  • Manhã e tarde: South Summit
  • 17h - Deslocamento para Barcelona

7 de outubro

  • 8h30 - Reunião com o governo da Catalunha, em conjunto com o governo do Estado
  • 9h30 - Visita à agência de Competitividade Empresarial do governo da Catalunha
  • 11h15 - Visita à agência de desenvolvimento Barcelona Activa
  • 12h30 - Visita ao distrito 22@ Barcelona
  • 15h30 - Reunião com a prefeitura de Barcelona*
  • 17h - Visita à Fábrica de Criação de Barcelona*

*Horários previstos, aguardando confirmação

8 de outubro

  • 9h - Reunião com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha
  • 11h30 - Reunião com Associação Internacional de Cidades Educadoras (A confirmar)
  • 13h - Visita ao Parque Científico de Barcelona e Parque UPC
  • 15h30 - Visita ao Parque de Inovação Tecnológico La Salle Technova, da Universidade Ramon Llull

9 de outubro

  • 10h - Visita à La Bodega Torres para conhecer o modelo de turismo enológico de Barcelona
  • 12h - Visita aos hubs de criatividade de Barcelona

Leia mais

Porto Alegre sediará o South Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo

Comitiva da prefeitura acompanha abertura do South Summit na Espanha

Melo fortalece parcerias para trazer novos investimentos para Capital

Melo propõe redução de ISS de call center para atrair investimentos

Prefeitura começa missão conjunta na Espanha nesta segunda

Lucas Rivas

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes