Licitação para a revitalização do Viaduto Otávio Rocha é publicada

04/04/2022 14:23
Divulgação / PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Empresa vencedora da licitação será a responsável por serviços de restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura

A revitalização completa do Viaduto Otávio Rocha, uma das mais belas obras arquitetônicas do Brasil, sairá do papel. A Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) tornou pública a abertura da licitação para a contratação da empresa visando à realização das obras na última sexta-feira, 1º. O projeto está orçado em R$ 13,7 milhões. A empresa vencedora da licitação será a responsável por serviços de restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura.

Divulgação / PMPA
PLANEJAMENTO E ASSUNTOS ESTRATÉGICOS
Projeto está orçado em R$ 13,7 milhões

A intenção da PMPA é garantir que a comunidade receba um viaduto pronto para operar em capacidade plena e que permita a exploração de todo o seu potencial como ponto turístico e espaço de convivência. Para tanto, foi desenvolvido um extenso e complexo projeto, que prevê intervenções estruturais e estéticas.  

"Esta licitação é mais um passo rumo à revitalização do Centro Histórico, um dos projetos prioritários da gestão. Além disso, o viaduto Otávio Rocha é um local muito significativo para todos porto alegrenses", afirma o secretário municipal de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa.

Além da recuperação de todos os elementos construtivos e decorativos – com a substituição de todo o cirex, revestimento característico do viaduto – também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, lógica, sistemas de segurança e iluminação publica. Serão efetuadas, ainda, adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e um processo de impermeabilização.

A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística, e comercial. Outra intervenção importante será a que promoverá a reativação das escadarias internas do viaduto, hoje inacessíveis ao público.

União contra o vandalismo – Uma das principais missões a partir da revitalização do viaduto Otávio Rocha será manter a estrutura livre da ação de vândalos. A estrutura é alvo de depredações e pichações há décadas. Em 2021, um levantamento do Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro) apontou que o viaduto possuía 747 pichações, além de dezenas de obras de arte, postes e outros equipamentos fora de uso, devido aos ataques ao patrimônio público. Dessa forma, a PMPA projeta uma campanha de conscientização com o intuito de mobilizar a comunidade em prol da conservação do espaço. Também está sendo prospectada a ampliação do sistema de videomonitoramento no entorno.

Sessão pública – A sessão pública que marca o procedimento de recebimento e abertura dos envelopes dos interessados ocorrerá no dia 5 de maio, às 14h, na Sala de Licitações, situada na rua Uruguai, 277, 11º andar, Centro Histórico. Os Editais e seus Anexos estão disponíveis aqui, no menu “Licitações e Contratos”, submenu “Licitações”, modalidade "Concorrências".

 

Claiton Silva

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes