Artigo: Porto Alegre como referência cultural e criativa
 Porto Alegre tem vocação para ser destino de cultura, aprendizado e negócios. Aqui o patrimônio histórico, arquitetônico e afetivo encontra uma usina criativa pulsante, espalhada pelos mais diversos cantos da cidade. Cinema, teatro, literatura, música, dança, gastronomia e todo o ecossistema relacionado produzem, diuturnamente, valor e renda. Nosso desafio é transformar todo esse vigor em polÃtica pública contÃnua.
O Centro Histórico e o 4º Distrito são fundamentais para esse movimento. Ambos os territórios possuem atrativos relevantes e conexão privilegiada com o GuaÃba e com a região metropolitana. São as nossas principais portas de entrada. Sendo assim, demandam agendas que explorem ao máximo o seu potencial e possibilitem a retenção daqueles que chegam ao municÃpio.
Com apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento, cooperação técnica e participação ativa de quem vive e empreende na cidade, elencamos na última semana as primeiras propostas para qualificar o nosso turismo cultural. Um trabalho que resulta da imersão de consultores europeus na capital e que culminará na entrega de uma estratégia consolidada no segundo semestre de 2026.
Proporemos trilhas temáticas, capacitações e um pacto de conservação que envolva iniciativa privada e poder público. Ao visitante, itinerários acessÃveis; ao morador, orgulho, qualidade de vida; ao empreendedor, ambiente seguro para investir. Isso não nasce do improviso, mas de curadoria, calendário e parcerias. Também é fruto da expertise dos servidores das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, planejadoras e executoras das polÃticas municipais para essas áreas.
É importante lembrar que a vida cultural também acontece à noite. É hora de dialogar, unir esforços e organizar essa potência: governança, transporte coletivo conectando territórios, segurança coordenada, regras para eventos e tranquilidade para solidificar o ambiente de negócios. Nosso objetivo é ampliar oferta, reduzir conflito, dar previsibilidade a produtores e conforto a moradores e visitantes.
Somos uma cidade que trabalha e entrega. Com planejamento, participação e cooperação internacional, transformaremos história e criatividade em desenvolvimento. Porto Alegre se reposicionará cuidando do que é seu, abrindo-se ao novo e convidando o mundo a descobri-la – e retornar.
Cezar Schirmer
Secretário de Planejamento e Gestão de Porto Alegre
*Artigo publicado na edição de quarta-feira, 5 de novembro, no jornal Correio do Povo
Lissandra Mendonça