Membros do BID avaliam resultados e visitam locais de obras do POA Futura

23/01/2026 16:31
SMPG/Divulgação
missão bid
Integrantes definiram as próximas ações do projeto de interoperabilidade

A primeira missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) neste ano em Porto Alegre foi concluída nesta sexta-feira, 23. Representantes da instituição financeira e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) revisaram os compromissos firmados no encontro anterior e definiram as próximas ações do projeto de interoperabilidade, que integrará as diversas plataformas digitais das secretarias do município. As reuniões também tiveram a participação de membros de outros órgãos da prefeitura. 

Nos encontros também foram analisados os avanços e pendências das obras que serão realizadas. Os representantes do banco de fomento visitaram os terrenos onde serão construídos equipamentos de saúde (Centro de Especialidades, Unidade Básica de Saúde e Clínica da Família) e sociais (Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social). O grupo também esteve no Hospital de Pronto Socorro, que passará por reforma e requalificação dos espaços internos, e locais onde serão erguidas Unidades de Triagem de Resíduos Recicláveis.  

“Cada missão é uma nova oportunidade de ouvirmos orientações, apresentarmos dúvidas e, juntos, ajustarmos a rota do trabalho realizado. Estes encontros garantem maior dinamismo na implementação das ações previstas”, destaca o secretário de Planejamento e Gestão de Porto Alegre, Cezar Schirmer.     

POA+Social – O programa foi criado para fortalecer a rede de proteção social e melhorar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e com contrapartida da Prefeitura, conta com um investimento de US$ 161 milhões. O projeto tem ações nas áreas da saúde, educação, assistência social e desenvolvimento humano. Medidas serão adotadas para modernizar a gestão por meio da transformação digital e integração dos sistemas municipais. A política pública vai estimular o engajamento da população e promover a inclusão produtiva.

POA Futura - Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o POA Futura articula os financiamentos internacionais (Banco Mundial, AFD, KfW, BID e CAF), nacionais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e BRDE) e recursos próprios da Prefeitura de Porto Alegre, que somam mais de R$ 7 bilhões em investimentos. O programa promove inclusão, sustentabilidade e inovação, com foco na transformação urbana e social diante da maior tragédia climática já registrada na cidade. A iniciativa representa um dos maiores esforços de captação já realizados na história de Porto Alegre. A mobilização consolida uma agenda estratégica para deixar a capital gaúcha mais resiliente, justa e conectada.

Maikio Guimarães

Cristiano Vieira