POA Territorial integra cidadania e adaptação climática em áreas vulneráveis de Porto Alegre

30/12/2025 09:19
Maikio Guimarães/SMPG
Entre as ações previstas está a implantação de Complexos Integrados Sustentáveis
Entre as ações previstas está a implantação de Complexos Integrados Sustentáveis

O Programa de Inovação Social para Transformação Territorial de Porto Alegre (POA Territorial) reforça o compromisso da prefeitura para reduzir vulnerabilidades sociais, ambientais e climáticas em bairros densamente povoados, com a promoção de qualidade de vida às comunidades mais afetadas. Entre as principais ações previstas está a implantação de Complexos Integrados Sustentáveis em áreas vulneráveis, inspirados no conceito de cidade-esponja, que busca reter a água da chuva e diminuir riscos de inundações. 

Financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) com contrapartida da administração local, o programa também prevê capacitação profissional, proteção a grupos em situação de vulnerabilidade e criação de mecanismos robustos de gestão ambiental e social.

O secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Porto Alegre Jonas Machado defende que os Complexos Integrados Sustentáveis vão contribuir para que Porto Alegre se consolide como a capital brasileira com o programa mais consistente em cidadania e inclusão. “Nos equipamentos públicos de altíssima qualidade que serão construídos, será como se o cidadão encontrasse todas as respostas para as questões relacionadas ao poder público, seja serviço, assistência, lazer, aulas, qualificação ou entretenimento. Nenhuma estrutura será igual a outra: cada uma receberá a cara da comunidade onde será implantada”, avaliou.  

A coordenadora do programa, Jesiane Fernandes, destaca o esforço realizado para garantir o êxito do programa. “A equipe do POA Territorial tem trabalhado com o objetivo de integrar equipes e expertises para dar vida aos Complexos Integrados, onde cultura, cidadania, educação, esporte e lazer se encontram, fortalecendo o cuidado com as pessoas e a construção de uma cidade mais inclusiva. Esses complexos serão inovadores e vão simbolizar a capacidade de Porto Alegre de se reerguer após o desastre climático”, destacou.

POA Futura - O POA Territorial é uma das iniciativas do POA Futura, programa coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão que articula os financiamentos internacionais (Banco Mundial, AFD, KfW, BID e CAF), nacionais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e BRDE) e recursos próprios da Prefeitura de Porto Alegre, somando mais de R$ 7 bilhões em investimentos. O POA Futura promove inclusão, sustentabilidade e inovação, com foco na transformação urbana e social diante da maior tragédia climática já registrada na cidade. A iniciativa representa um dos maiores esforços de captação já realizados na história de Porto Alegre.

Maikio Guimarães

Bianca Dilly