Porto Alegre é selecionada para o programa City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies

07/08/2025 13:12

Porto Alegre está entre as 15 novas cidades que farão parte do programa City Data Alliance, da Bloomberg Philanthropies. A iniciativa foi criada para apoiar municípios das Américas com mais de 100 mil habitantes no uso estratégico de dados, promovendo soluções digitais e de inteligência artificial que gerem impacto direto na vida da população.

A capital gaúcha se une a uma rede com 80 cidades de 12 países, representando cerca de 78 milhões de pessoas. A participação garantirá acesso a suporte técnico especializado, além de tecnologias avançadas em gestão pública orientada por dados, fortalecendo a capacidade de responder com mais eficácia às necessidades da comunidade.

O programa oferece práticas de ponta que combinam inovação tecnológica com a solução de problemas reais, contribuindo para o desenvolvimento das equipes locais e o acesso a especialistas internacionais.

O que já fizeram as cidades que fazem parte do programa City Data Alliance:

- Usaram dados para identificar pessoas com alto risco de violência armada em Baltimore, Maryland. A cidade empregou uma estratégia de redução da violência em grupo que resultou em uma redução histórica nos homicídios em 2023 e 2024, incluindo uma queda de 33% de assassinatos em uma das áreas mais violentas. Baltimore também trabalhou com o programa para lançar a Data Academy, um programa de treinamento de dados on-line que aprimorará as habilidades de mais de 500 funcionários.

- Realizaram programas de assistência acelerados, melhor recrutamento de policiais e aplicativos de moradia simplificados na cidade de Seattle, Washington, com o apoio de uma estratégia de dados desenvolvida com os residentes. Hoje, as solicitações de benefícios sociais levam seis minutos - cinco vezes mais rápido do que antes - e o licenciamento digital reduziu as correções. A força policial da cidade usa dados para ajustar salários, alcançar mais candidatos e acelerar a contratação.

- Providenciaram a implantação de recursos de emergência e recuperação em Tampa, Flórida. Em 2024, durante os furacões Helene e Milton, os dados em tempo real identificaram locais atingidos, auxiliaram a entrega de ajuda, possibilitaram que os trabalhadores removessem 765 mil metros cúbicos de detritos e coletassem o equivalente a um campo de futebol de resíduos todos os dias. Como resultado, Tampa cumpriu o prazo da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências para a remoção três semanas antes do previsto, permitindo que os residentes retomassem suas vidas diárias.

- Melhoraram o serviço de abastecimento de água em Luján de Cuyo, Argentina, onde o ambiente desértico e o crescimento da população têm afetado o rio Tupungato, única fonte de água da cidade. Com o apoio do programa, o município pôde analisar dados em tempo real, identificar tendências e prever a escassez, para que a equipe possa responder rapidamente e planejar com antecedência. Um chatbot, chamado Luji, agora fornece recomendações personalizadas sobre o uso da água.

- Instituíram uma resposta mais eficaz a chuvas extremas em Santo Domingo, República Dominicana, onde as autoridades usaram dados meteorológicos para desenvolver um Sistema de Alerta e Aviso Antecipado em tempo real. Os residentes podem obter informações rápidas e precisas sobre possíveis inundações antes que elas ocorram.

Programa - O Programa City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies é realizado em parceria com o Bloomberg Center for Government Excellence (GovEx) da Universidade Johns Hopkins. O Programa City Data Alliance se baseia no sucesso da Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies, liderada pela Results for America, padrão de excelência inédito para governos municipais bem gerenciados e informados por dados. 

Participantes - Os novos municípios participantes incluem São Paulo, Belo Horizonte, Austin, Bogotá, Medellín, Boston, Dallas, Denver, Kansas City, Lo Barnechea, Santiago, Newport News, Toronto e Vicente López.

Letícia Breda

Bianca Dilly