Secretaria de Planejamento e BID promovem debate sobre a integração dos sistemas municipais

As equipes do programa POA+Social e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram na quinta-feira, 30, um workshop sobre interoperabilidade. Representantes de 15 órgãos da Prefeitura de Porto Alegre e usuários dos serviços públicos municipais participaram de 11 mesas para discutir formas de garantir a comunicação e o funcionamento conjunto entre diferentes plataformas digitais. A proposta de integração busca promover a troca eficiente de informações entre softwares e instituições. O encontro foi realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer, destacou que o sucesso do projeto de interoperabilidade será resultado do esforço das diversas áreas da gestão. “A nossa tarefa é fazer mais com menos. Devemos somar esforços das diferentes secretarias em uma mesma direção para que a ação do governo municipal tenha resultados ainda mais efetivos em favor das comunidades. A interoperabilidade será um legado de competência”, afirmou Schirmer.
O coordenador do BID no POA+Social, Marcelo Alfaro, destacou a participação no workshop. “Foi uma troca sincera e produtiva entre áreas que atuam em funções distintas, mas que se complementam. É um ponto de partida que nos dá muita solidez para as próximas etapas do trabalho”, avaliou Alfaro.
POA+Social - Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o programa foi criado com o objetivo de ampliar a proteção social e elevar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e com contrapartida da prefeitura, o POA+Social conta com um investimento de US$ 161 milhões. O projeto tem ações nas áreas da saúde, educação, assistência social e desenvolvimento humano. Medidas serão adotadas para modernizar a gestão, com foco na transformação digital e na integração dos sistemas municipais. A política pública vai estimular o engajamento da população e promover a inclusão produtiva.
Andrea Brasil