Assembleia da região Eixo-Baltazar encerra ciclo do OP

12/11/2019 16:43
Maria Ana Krack/ PMPA
orçamento participativo
Encontro definiu os temas para investimentos públicos na região

O ciclo das assembleias regionais do Orçamento Participativo (OP) se encerrou na noite dessa segunda-feira, 11, com o encontro da região Eixo-Baltazar. Realizado no Centro Humanístico Vida, e com a participação de mais de 600 pessoas, o encontro definiu os temas para a realização de investimentos públicos nas comunidades que compõem a região.

Após debates com representantes do Executivo e os pronunciamentos das lideranças da comunidade, saúde, habitação, saneamento básico (água e esgoto cloacal) e educação foram escolhidas como áreas prioritárias para os investimentos públicos. Também foi eleita a chapa única dos conselheiros que irão representar o Eixo-Baltazar. Laura Elisa Machado e Luciane Ferreira Padilha serão as titulares. Os conselheiros suplentes serão Erta Regina Silveira Ávila e Nauro Marques Pinto.

Entre os principais questionamentos feitos pela comunidade estavam questões de saúde, saneamento e educação. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, reconheceu que ainda há um déficit na prestação de serviços. “Não tiramos nossa responsabilidade, mas nessa área da cidade as redes estão muito deterioradas, a maioria deveria receber somente o esgoto pluvial, mas também recebe o esgoto cloacal. Por isso, estamos estudando uma parceria privada para podermos prestar um serviço melhor”, explica.

Coordenando a mesa, o secretário adjunto de Relações Institucionais, Filipe Tisbierek, mostrou as demandas que foram contempladas na região e reforçou o compromisso da atual gestão de inlcuir no orçamento somente as demandas novas que têm projetos e verbas definidos. Já o diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Educação informou que as obras de duas escolas da região – Colinas e Jardim Leopoldina - que estavam paradas desde 2016, serão retomadas em 2020.

O secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, explicou a ampliação dos serviços na Capital. “Em 2016 foram 700 mil consultas, e, agora, em 2018, ampliamos para 900 mil consultas em postos de saúde. Sabemos que precisamos avançar. Essa região tem sofrido com essa falta, mas estamos buscando parcerias para que, de forma mais ágil, possamos ampliar os serviços”, diz.

Também estiveram presentes na assembleia o vice-prefeito, Gustavo Paim; o adjunto de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Nelcir Tessaro; o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Joel Lovato; o diretor de Operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Paulo Ramires; o diretor adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Leomar Teichmann; e o diretor de Participação Cidadã da prefeitura, Giovane Byl.
 

 

Claiton Magalhães

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes