Carnaval de rua reúne mais de 50 mil foliões na Praça Garibaldi

11/03/2019 12:01
Cesar Lopes/PMPA
CULTURA
Paim apresentou o evento para a diretoria da Ambev, maior patrocinadora da festa

O Carnaval de Rua de Porto Alegre encerrou neste domingo, 10, a programação do Circuito Cidade Baixa. Cerca de 50 mil foliões acompanharam o show dos grupos Panteras do Samba, Ziriguidum e Bloco do Isopor, que comandaram a festa na Praça Garibaldi com muita animação, das 13h30 às 21h. O vice-prefeito Gustavo Paim apresentou o evento para a diretoria nacional da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), maior patrocinadora da festa com a marca Skol. “Pela primeira vez, Porto Alegre tem Carnaval de rua planejado a partir de editais. A Ambev veio conhecer a organização do evento. Com certeza, o bom exemplo de 2019 vai repercutir nos próximos anos.”

O secretário-adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, destaca que a empresa foi surpreendida positivamente com a contrapartida determinada em edital: promover oito edições do Carnaval Comunitário. “Estamos levando esta bela festa para regiões descentralizadas da cidade, promovendo o Carnaval para comunidades mais carentes de ações culturais. Esta contrapartida não é comum em editais no país”, observa. Maricato comemora o sucesso da iniciativa. "Coroamos o Circuito Cidade Baixa com uma festa para mais de 50 mil foliões, repleta de famílias e crianças, que se divertiram em um ambiente organizado e seguro." 

Cesar Lopes/PMPA
CULTURA
Festa foi comandada pelos blocos do Isopor, Panteras do Samba e Ziriguidum

A estrutura, montada pela Impacto Vento Norte com o apoio do Grupo Austral e do Opinião, incluiu banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio e de limpeza, food trucks, UTIs móveis e caminhão-bar. O evento ocorreu sem nenhum tipo de incidente, pelo quinto dia de festas oficiais. O público, que começou a se dirigir ao local logo após o meio-dia, já estava em bom número quando o bloco Panteras do Samba, da zona Norte, subiu ao trio elétrico para a sua apresentação. O grupo levou moradores da zona Norte em um ônibus fretado. Também contou com o apoio do bloco Turma do Vamo que Vamo, criado no Centro Histórico da Capital. “Não viemos para fazer uma festa qualquer. O Panteras está trazendo para a Cidade Baixa uma turma empenhada, que gosta e que sabe fazer a alegria transbordar”, contou o presidente do bloco, Jorge Tarol. Com uma equipe de músicos, mestre-sala e porta-bandeira, passistas e bateria completa, o Panteras do Samba incentivou os foliões a cantarem hits atuais da música brasileira. 

Eclético – Em atividade desde 2013, o Ziriguidum foi a segunda atração do domingo. Com diversos convidados especiais, como o cantor de pagode gaúcho Ronaldo SambaSim e o vocalista da banda Tarcisio Meira’s Band, Marnei Rocha, o bloco fez um show misturando ritmos, do samba e forró até o rock e o reggae. “A nossa proposta é fazer um festa eclética, com os mais diferentes gêneros que o público gosta de ouvir”, explicou o presidente do Ziriguidum, Flávio Muller. 

O Bloco do Isopor iniciou a preparação para o seu desfile com uma roda de samba, às 14h. “O nosso bloco, oriundo da Cidade Baixa, é assim mesmo, como uma reunião de amigos”, explicou o presidente do grupo, Leandro Queiroz. O desfile do Bloco do Isopor, que está em atividade desde 2014, arrastou uma multidão de volta à Praça Garibaldi, das 19h às 21h. No repertório, clássicos da MPB, do sertanejo e músicas de escolas de samba de Porto Alegre animaram os foliões.

Limpeza – Como nos outros dias de evento, a limpeza da Praça Garibaldi começou às 21h, após o encerramento dos shows. Cerca de 20 agentes contratados pela empresa promotora do evento recolheram o lixo. No início da madrugada desta segunda-feira, 11, um caminhão passou pelo local lavando a via e as calçadas. Segundo a produtora da empresa Impacto Vento Norte, Tânia Reis, duas toneladas de resíduos são retiradas a cada dia. Plásticos e latas de alumínio são encaminhados para a reciclagem.  

O Carnaval na Praça Garibaldi também ocorreu no sábado, 9. Mesmo com chuva, festa contou com mais de 15 mil pessoas. Os foliões acompanharam o show dos blocos Maria do Bairro e Areal da Baronesa do Futuro. 

Carnaval Comunitário - O domingo também foi dia de levar a folia para a região Eixo Baltazar, na Praça México. Mais de 2 mil foliões se divertiram com Nego Lelo, Panteras do Samba, Referência e Raízes. 

O Carnaval de Rua de Porto Alegre segue neste sábado, 16, no Circuito Centro Histórico, com o bloco Olha o Passarinho do Mario. A concentração será a partir das 16h, na Casa de Cultura Mario Quintana. O desfile ocorre das 17h às 21h. No mesmo dia, a festa será realizada no Circuito Orla do Guaíba, das 14h às 23h. A animação fica por conta dos blocos do Bartira, com concentração a partir das 14h, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil, e Puxa Que É Peruca, com concentração a partir das 16h, em frente à Praça do Canhão, no Parque Marinha do Brasil. 

Já no domingo, 17, a folia será comandada pelos grupos Tem Tudo Para Dar Errado, Os Dinobicos, e Gonhas da Folia, das 13h às 23h30, na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem patrocínio Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção Impacto Vento Norte e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 

Acompanhe a programação completa:

Aplicativo - Os foliões contam com um aplicativo para conferir tudo sobre os blocos: app Carnaval de Rua POA 
 
Hotsite - O site também é um canal onde o público encontra todas as informações sobre os eventos do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019.
 
Facebook - Usuários do Facebook podem acessar a página da Secretaria Municipal da Cultura para informações sobre os eventos.

 

 

  

 

Camila Ferro, Paulo Beccon e Paulo Finatto (especial)

Andrea Brasil