Cresce participação de eleitores para Conselho Tutelar na Capital

06/10/2019 21:17
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Cerca de 44 mil votaram no pleito realizado neste domingo em Porto Alegre

43.754 mil eleitores em dez microrregiões da Capital enfrentaram a chuva e compareceram na votação para Conselheiro Tutelar que ocorreu entre 8h30 e 17h deste domingo, 6, na Capital. O número é quase o triplo do registrado nas últimas eleições, em 2015, quando cerca de 16 mil eleitores votaram.

A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  (CMDCA) e contou com apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Relações Institucionais. A apuração dos novos Conselheiros Tutelares de Porto Alegre foi realizada na noite desse domingo em Porto Alegre. Os nomes dos 50 candidatos mais votados (cinco em cada microrregião) estão disponibilizados neste link.

Segundo a presidente do CMDCA, Roberta Motta, a confirmação oficial dos nomes dos novos conselheiros deve ser feita até 15 de dezembro. Até lá a Comissão Eleitoral e o Ministério Público irão analisar todos os pedidos e denúncias referentes ao pleito. A posse dos novos eleitos irá ocorrer em 10 de janeiro de 2020.

Por volta das 18h, os primeiros votos começaram a ser divulgados em um telão instalado na Câmara de Vereadores. As galerias do Plenário estavam lotadas de candidatos, fiscais e familiares dos concorrentes. Mesmo com problemas com a falta de mesários que iriam trabalhar durante o pleito, todas as 239 urnas foram disponibilizadas para a votação dos eleitores. O CMDCA, com o auxílio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, remanejou mesários de outras seções para suprir as faltas e garantir o acesso dos eleitores.
 

Claiton Magalhães

Gilmar Martins