Embaixadores da UE demonstram interesse pelo Pacto Alegre

06/12/2019 19:07
Alex Rocha/PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Secretário Christian Lemos ressalta a importância da presença dos diplomatas na Capital

seloA prefeitura de Porto Alegre recebeu, nesta sexta-feira, 6, a comitiva de embaixadores de países da União Europeia (UE) para apresentar o projeto Pacto Alegre e tratar de uma agenda bilateral com a troca de experiências e investimentos, em especial na área de inovação. O encontro foi realizado na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e contou com a participação do secretário municipal de Relações Institucionais, Christian Lemos; da primeira-dama do Município, Tainá Vidal; e do coordenador do Pacto Alegre, professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

Representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário Christian Lemos ressaltou a importância da presença dos embaixadores, especialmente após o acordo da União Europeia com o Mercosul, que tende a trazer boas oportunidades para a Capital e o Estado. “É um orgulho receber essa comitiva e apresentar o Pacto Alegre. Esperamos ter cada vez mais chances de realizar cooperações bilaterais com os países da Europa, mostrando a Capital como um ambiente inovador, favorável aos negócios”, diz.

Liderando a comitiva, o embaixador da UE, Ignacio Ybañez, afirmou que é possível trabalhar junto, principalmente na área de sustentabilidade. “Temos uma relação histórica com o Rio Grande do Sul, e temos um grande interesse nas ações do Pacto Alegre”, frisou.

Dando as boas-vindas à comitiva de embaixadores, a primeira-dama Tainá Vidal lembrou que o objetivo da atual gestão é qualificar a vida de todos os porto-alegrenses. “Conseguimos conquistar, após 20 anos de déficit, um equilíbrio financeiro, e hoje olhamos para um novo horizonte”, observou. Tainá falou ainda sobre a importância da Campanha de Natal que está sendo feita na cidade para distribuir brinquedos a quem mais precisa.

Em sua fala, o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho explicou a origem e o funcionamento do Pacto Alegre e ressaltou que os projetos de startups vão encontrar um ambiente favorável na Capital. “Temos 29 projetos em nosso portfólio. Esta reunião será um elo para identificar oportunidades com mais rapidez e precisão”, diz.

Também estiveram presentes o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb; o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, que recepcionou os convidados; o diretor de promoção comercial e assuntos internacionais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo,    Leonardo Neves; o presidente executivo da Associação Consular do RS, Fernando Lorenz de Azevedo; o presidente do Sindiatacadista, Zildo de Marchi; e o secretário-geral da Câmara Empresarial Argentino-Brasileira no RS, Leandro Villela Cezimbra, entre outras autoridades.   

  

 

Claiton Magalhães

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes